A escavadeira Link-Belt série X4 vem se consolidando no Chile, com destaque para sua motorização moderna, que alia potência, eficiência e menor impacto ambiental. O equipamento, lançado no país em julho do ano passado, começou a ser comercializado no início deste ano. É distribuído com exclusividade pela Lucasmaq, empresa reconhecida pela proximidade com os clientes e pela forte presença no mercado de máquinas de construção.
A série X4 é equipada com motores Isuzu eletrônicos que cumprem a norma Tier 4 Final, com certificação EPA, sem a necessidade de filtro de partículas Diesel (DPF), reduzindo custos de manutenção e simplificando a operação. Outro diferencial é a economia de combustível: os modelos da série X4 alcançam até 12% mais eficiência em relação à geração anterior, com consumo de Adblue (fluido de escapamento) de apenas 2,5% em comparação com o consumo do diesel. Além disso, a série X4 possui o maior tanque de armazenamento de Adblue do mercado, que proporciona maior autonomia em campo.
A escavadeira oferece ainda três modos de potência para se adaptar a diferentes tipos de trabalho: SP (velocidade), H (trabalho pesado) e A (aumento de potência sempre ativo, com 13 ajustes de RPM para operações que exigem maior precisão). Recursos como turboalimentador de geometria variável (VGT) e sistema anticongelante DEF de duas etapas garantem desempenho confiável mesmo em condições severas de operação.
Segundo Pablo Cubillos Mundaca, subgerente de máquinas Zona Sul da Lucasmaq, a diferença em relação à série X3E é perceptível. —O consumo médio foi reduzido em cerca de quatro litros por hora para realizar o mesmo trabalho, além de apresentar maior força e velocidade nas funções. A aceitação dos clientes tem sido muito positiva, pois a máquina mantém a qualidade, a origem e os componentes da Link-Belt, agora com ganhos de eficiência e atendendo às novas exigências ambientais do país —afirma.
A série X4 já está presente em aplicações estratégicas como o setor florestal, construção, terraplenagem, aterros sanitários e extração de materiais. —Até o fim de 2025, projetamos superar a marca de 25 unidades comercializadas no Chile, fortalecendo o posicionamento da Link-Belt como referência em escavadeiras de alto desempenho —completa Pablo.
LBX Company — A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA), e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias de construção, florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais.
Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.
Link-Belt Latin America — As escavadeiras Link-Belt chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.
Grupo Sumitomo — A Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial.