Devolução da Ferrovia Leopoldina ao ES leva prefeitos a Brasília

Mais um passo foi dado em relação à devolução da Ferrovia Leopoldina ao governo do Espírito Santo. Concedida à VLI Logística, governo e municípios têm tentado assumir a malha ferroviária com a intenção de revitalizar e reutilizar essa infraestrutura histórica.

Nesta semana, prefeitos dos municípios impactados pela linha ferroviária estiveram em Brasília para reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. O grupo foi acompanhado pelo senador Fabiano Contarato. A Ferrovia Leopoldina percorre 257 quilômetros e corta 11 municípios do Espírito Santo: Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.

Durante a reunião, o grupo reforçou o compromisso conjunto dos municípios capixabas em garantir a devolução da concessão, como forma de viabilizar um grande projeto de revitalização e reaproveitamento do trecho ferroviário.

A proposta é transformar o antigo trajeto em um importante atrativo turístico e cultural, estimulando o desenvolvimento econômico regional e valorizando a história da ferrovia, que foi um marco no transporte e na integração das comunidades capixabas.

Segundo o prefeito de Alfredo Chaves, Hugo Luiz, a iniciativa representa uma oportunidade única para a região das montanhas capixabas. “A Ferrovia Leopoldina é parte da nossa história. Revitalizar esse patrimônio significa resgatar a memória e criar novas oportunidades de turismo, emprego e renda para a população”, destacou o prefeito.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias