O Eurasian Resources Group (ERG) está em fase de negociações com três investidores para o projeto Bahia Mineração (Bamin), que envolve uma mina de ferro, um porto e uma ferrovia. O CEO da Bamin, Eduardo Ledsham, confirmou que as ofertas não vinculantes estão sendo analisadas e um novo investidor deve ser apresentado ao governo até o final do primeiro trimestre de 2024.
O investimento total estimado para o projeto é de US$ 5,7 bilhões. Contudo, o cronograma para o primeiro embarque foi adiado de 2027 para o último trimestre de 2031, devido à necessidade de mais investimentos e à aprovação governamental para a concessão ferroviária. Ledsham destacou que o projeto é prioritário, pois a ferrovia proposta atravessa diversos municípios da Bahia e pode beneficiar setores como a agricultura e a mineração.
Desafios e Financiamento
A mina de ferro, que interrompeu suas operações em janeiro, precisa de investimentos adicionais para retornar à produção. Quando plenamente operacional, a mina poderá produzir até 26 milhões de toneladas de minério de ferro de alta qualidade por ano. O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, pode ser uma fonte de financiamento, embora a situação tenha se complicado após a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetou a estrutura de capital do projeto.
Além da Brazil Iron, que ofereceu cerca de US$ 1 bilhão para o projeto, a Vale também demonstrou interesse, mas ainda não finalizou sua avaliação. Qualquer acordo dependerá da aprovação do governo, que ainda não decidiu sobre o futuro acionário do ERG no projeto. O andamento do Bamin será observado de perto, dada a sua relevância para o setor mineral brasileiro.