Transformar a Amazônia em um motor do desenvolvimento sustentável do Brasil pode acrescentar R$ 40 bilhões ao PIB, criar 312 mil empregos e conservar 81 milhões de hectares de floresta.
As projeções estão no SB COP Legacy Report, documento que sintetiza o trabalho da Sustainable Business COP, (SB COP) iniciativa lançada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), neste ano, com os objetivos de acelerar o alcance das metas climáticas e fortalecer o papel das empresas nas negociações globais.
O SB COP Legacy Report será divulgado, na segunda-feira (10), no estande da CNI, na Blue Zone, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).
Elaborado para traçar uma trajetória de desenvolvimento sustentável para o país responsável por sediar a COP, o foco da primeira edição do documento foi o Brasil e, em especial, a Amazônia. Assim, no próximo ano, o relatório será voltado ao país anfitrião da COP31.
O Legacy Report é resultado da articulação dos oito grupos de trabalho – que integraram a estrutura da iniciativa e cobriram desde bioeconomia e transição energética até finanças e empregos verdes – e traduz os desafios globais em recomendações específicas e prioridades para o Brasil.
O documento também traz considerações sobre dois temas que influenciaram os debates da iniciativa: saúde e carbon accounting (contabilidade de carbono). A SB COP mobilizou mais de 40 milhões de empresas em 60 países e reuniu mais de 600 casos de sucesso para comprovar a viabilidade de soluções sustentáveis já desenvolvidas pelo setor privado.
Confira documento completo:
– Relatório SB COP.pdf(6,6 MB)