JAC terá operação própria de caminhões no Brasil

As vendas internas de caminhões superaram 92 mil unidades até outubro, queda de 8% frente a igual período do ano passado. Ainda assim, o Brasil é um dos maiores mercados mundiais para veículos de carga acima de 3,5 toneladas de PBT e, por conta disso, segue merecendo a atenção de fabricantes ainda não presentes aqui.

Um, em particular, é questão de muitíssimo pouco tempo para abrir suas revendas em várias localidades do território nacional. A JAC Caminhões será oficialmente apresentada em 2 de dezembro e começará a importar sua linha de veículos já a partir de 2026.

A nova empresa será operação própria da JAC Motors, uma das maiores montadoras de caminhões da China e que aqui é conhecida por seus carros, picapes e caminhões elétricos importados pela JAC Brasil, empresa do Grupo SHC, que seguirá independente para atuar exclusivamente nesses segmentos.

A investida agora da própria fabricante é etapa importante e decisiva no processo de internacionalização da marca em veículos comerciais, já presente em vários países, inclusive nda América Latina. A JAC vendeu mais de 1,5 milhão de caminhões em cerca de 130 países.

No Brasil, a agora JAC caminhões promete oferecer toda a sua linha de caminhões, exceção feita às versões elétricas, a cargo da empresa do Grupo SHC.

O site da montadora, na China, mostra veículos leves da Série X, como o X200 — assemelhado, por exemplo, ao Kia Bongo ou Hyundai HR — os médios da Série N ou até mesmo os cavalo-mecânicos K7, dotados de motores Cummins e transmissões ZF.

A importação, entretanto, pode ser, sim, apenas o primeiro passo da trajetória desses produtos no mercado brasileiro. Não são poucos os rumores de que a fabricante chinesa pode anunciar a montagem aqui de pelo menos parte de sua linha de produtos. Pelo menos estudos já estão sendo encaminhados.

Se a JAC Caminhões decidir estabelecer linha de montagem no País, ainda que inicialmente no sistema CKD e até em parceria com alguma empresa local, seria a nona marca a colocar o selo “made in Brazil” em seus caminhões, ainda que pelo menos uma dúzia vendam seus produtos no mercado interno, algumas com baixíssimos volumes, é verdade.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias