A Stellantis estabeleceu parceria com o Senai, que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, e a Universidade de Pernambuco (UPE), para desenvolver projeto de indústria 4.0 na fábrica de Goiana (PE).
O projeto a ser desenvolvido em conjunto, intitulado “Aplicação de Estratégias de Unified Namespace (UNS) para Digitalização Industrial na Cadeia Automotiva”, tem como foco a implementação de uma arquitetura digital que conecta sistemas e maquinário.
O UNS, em linhas gerais, organiza os dados no mesmo espaço virtual. Assim, sensores, máquinas e softwares acessam e compartilham informações de maneira mais fácil e de forma confiável.
Projeto envolve digitalização em cinco áreas da fábrica
“O projeto em Goiana nos permitirá integrar dados em tempo real, aumentar a previsibilidade, reduzir perdas e fortalecer a tomada de decisão baseada em inteligência operacional”, disse, em nota, Glauber Fullana, vice-presidente de manufatura para a América do Sul.
A iniciativa também conta com a participação das fornecedoras CMA e CMP, e prevê a implantação da solução em cinco oficinas da fábrica de Goiana: prensas, funilaria, pintura, montagem e a área chamada energy center.