A fábrica da Toyota em Sorocaba, SP, retomará seu ritmo normal de produção do fim de fevereiro ao início de março. Foi o que afirmou o presidente Evandro Maggio, durante o Congresso Perspectivas e Tendências 2026, realizado por AutoData em São Paulo na terça-feira, 11.
Após o vendaval que derrubou as coberturas da unidade produtora de motores em Porto Feliz, SP, no fim de setembro, chegou a ser anunciada a suspensão da fabricação de veículos com retorno previsto apenas para o ano que vem, e aprovado lay-off e férias coletivas.
No entanto, após decisão da empresa de importar motores para montar os veículos híbridos Corolla e Corolla Cross, a produção foi parcialmente retomada em 3 de novembro. E os funcionários voltaram ao trabalho em 21 de outubro, após férias coletivas.
“Em janeiro voltaremos a produzir os motores flex por aqui, assim como os SSV [de combustão interna, geralmente a gasolina]. Hoje, os veículos estão sendo equipados com motores de fora. Tivemos ajuda das fábricas do Japão, da Indonésia, da Turquia e da Tailândia para moldar componentes e montar peças que pudessem ser usadas na produção deste motor.”
Maggio contou também que fornecedores da Toyota no Japão estão exportando peças para a filial brasileira, e até que a produção recupere seu volume total parte do tempo está sendo usado para treinamento dos funcionários e atividades de desenvolvimento interno.
Enquanto isto a unidade de Porto Feliz continua em processo de reconstrução: “Estamos deslocando máquinas para um galpão na cidade e fazendo o acondicionamento dos equipamentos para, só então, voltar com a manufatura de motores. Primeiro faremos a montagem e, posteriormente, voltaremos a produzi-los”.
Segundo Maggio, mesmo com os contratempos, a transferência da unidade de Indaiatuba, SP, para Sorocaba, está mantida, e o início da produção na nova fábrica ocorrerá no segundo semestre do ano que vem.
Montadora apresenta três protótipos na COP 30
Durante a COP 30, realizada em Belém, PA, de onde o executivo participou do congresso, de forma online, a Toyota está apresentando três protótipos de modelos movidos a biocombustível.
“Dentro do pavilhão da Embrapa estão sendo exibidas duas picapes, uma Tacoma com motor híbrido-etanol e uma a biometano desenvolvida totalmente no Brasil, que colocaremos em testes para rodar em uma usina a partir desta semana.”
Um Prius plug-in SSV também foi levado à COP 30: “Estamos sempre estudando alternativas com o Japão de como podemos adaptar biocombustíveis para outras motorizações”.