Tesla e Mercedes-Benz se tornaram as primeiras empresas estrangeiras registradas como fornecedoras de serviços de inteligência artificial generativa na China, segundo documentos oficiais.
As autoridades do ciberespaço concederam às montadoras dos EUA e da Alemanha aprovação para registrar seus assistentes de inteligência artificial (IA).
A Volvo Cars também entrou na lista. A montadora sueca é controlada majoritariamente pelo grupo chinês Zhejiang Geely Holding.
Os serviços de IA da Tesla e da Volvo serão usados para responder a consultas de atendimento ao cliente, de acordo com as autoridades de ciberespaço de Xangai.
A IA da Mercedes será instalada em veículos elétricos, permitindo interação por voz, segundo as autoridades de Pequim. Ela também será integrada aos controles do assento do motorista.
Para seu serviço de IA, a Mercedes está adotando um modelo de linguagem de grande porte desenvolvido pela chinesa ByteDance, empresa de tecnologia responsável pelo aplicativo de vídeo TikTok.
A China pretende acelerar o desenvolvimento da IA generativa ao mesmo tempo em que mantém controle sobre a tecnologia, vista como essencial para a competitividade nacional.
As regras que regem serviços de IA generativa entraram em vigor em agosto de 2023. Até agora, todos os serviços aprovados haviam sido desenvolvidos por empresas chinesas.