A maior obra ferroviária do país que ligará o estado do Mato Grosso ao porto de Santos, em São Paulo, atingiu 73% de conclusão do seu projeto, na segunda-feira (17), e deve ser concluída até meados de 2026.
Conforme informações da CNN, a nova ferrovia de 743 km de extensão recebeu um investimento de R$ 5 bilhões provenientes de capital 100% privado.
O projeto é tocado pela empresa de logística Rumo, do grupo Cosan, e as obras teriam iniciado em 2022.
Entenda como será maior obra ferroviária do país
A FMT (Ferrovia de Mato Grosso) visa colocar trilhos entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, no norte de Mato Grosso, e promover um corredor ferroviário para escoar a produção de grãos em Mato Grosso para a malha paulista da empresa e, dali, para o porto de Santos.
O empreendimento irá reduzir a distância percorrida pelos caminhões e deve reduzir os valores de fretes para os produtores rurais.
Na operação, serão construídas:
22 pontes;
21 viadutos;
2 km de túneis.
Fases do projeto
O primeiro trecho terá circulação de trens de Rondonópolis até um novo terminal que está sendo erguido na cidade de Campo Verde. Desse trajeto, 162 km de extensão de ferrovia devem entrar em operação em 2026.
Já os trechos 2 e 3 vão ligar os trilhos da Malha Norte para Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, sem previsão de quando acontecerão as obras. Além disso, o projeto prevê um ramal para Cuiabá que irá completar a obra ferroviária.
Empregabilidade
Conforme informações da Folha de S.Paulo, até o momento, cerca de 5 mil postos de trabalho foram gerados, o que representa 60% de todas as vagas disponíveis em obras de infraestrutura em Mato Grosso.
A companhia prevê que ao todo o projeto deve gerar ao menos 145 mil novos empregos diretos e indiretos.
Próximos passos
O conselho de administração da obra ferroviária estima que entre dezembro deste ano e janeiro de 2026, serão analisados três pontos cruciais do projeto: investimentos necessários, potencial de receitas e custo de capital para financiar as obras.
Enquanto não há uma decisão concreta, o andamento da primeira fase do projeto próximo a BR-163, segue a todo vapor e deve ser concluído o mais breve possível.