Anunciada expansão de plataforma nacional de rastreio de materiais recicláveis

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, anunciam na última segunda-feira, dia 17, no Pavilhão Brasil da COP30, a ampliação do Recircula Brasil, plataforma que rastreia e certifica a circularidade de materiais reciclados no país. A ferramenta passa a contemplar novas cadeias industriais, como alumínio, vidro, papel e tecidos, fortalecendo a logística reversa e a economia circular no Brasil.

Desenvolvido pela ABDI em parceria com a Abiplast e operacionalizado pela Central de Custódia, o Recircula Brasil já permitiu o rastreamento e a certificação de cerca de 50 mil toneladas de plástico reciclado, com base em notas fiscais eletrônicas. São mais de 300 fornecedores e clientes dos setores alimentício, de bebidas, construção civil, eletroeletrônicos, entre outros.

Nova fase do Recircula Brasil

A expansão marca também a inauguração de um novo modelo de governança de dados, com centralização das informações pela ABDI, reforçando a soberania e a governança pública sobre dados industriais estratégicos.

A nova estrutura assegura interoperabilidade nacional e um ponto único e padronizado de acesso para a fiscalização ambiental (MMA) e para a fiscalização da circularidade industrial (MDIC). A nova governança prepara o caminho para que o Recircula Brasil seja reconhecido, ainda em 2025, como instrumento oficial de verificação das metas regulatórias de circularidade do plástico.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias