Latin NCAP muda protocolos para testes de segurança de carros

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Os testes de segurança dos carros vendidos na América Latina e Caribe prometem ficar mais rigorosos a partir de janeiro 2026. A Latin NCAP, entidade que avalia o nível de proteção dos veículos vendidos na região, revelou os novos protocolos para os crash tests.

De maneira geral, as categorias de avaliação seguem em quatro partes: proteção de ocupante adulto, proteção infantil, de pedestres, sistemas de assistência à segurança. Também foi mantido o sistema de graduação de estrelas, de zero a cinco.

Porém, os processos e critérios dos testes do Latin NCAP ficarão mais severos e seguirão as diretrizes da Global NCAP. As perdas de pontos também serão mais rigorosas, segundo a organização.

Além disso, nos testes do Latin NCAP passam a ser usados um tipo mais avançado de dummy – o boneco que simula o corpo humano e que fica dentro dos carros que são batidos. Segundo Alejandro Furas, secretário geral da entidade, o novo dummy traz mais detalhes sobre os ferimentos, com melhor “bio fidelidade”.

O que muda nos testes do Latin NCAP

Um dos focos nas mudanças está nos testes de impacto lateral do Latin NCAP na avaliação de Proteção de Ocupante Adulto. As colisões laterais serão a uma velocidade de 60 km/h (eram 50 km/h) e com barreira de impacto mais pesada, de 1400 kg (ante 950 kg).

O impacto lateral de poste também será feito a uma velocidade maior, 32 km/h (era 29 km/h). Com o ângulo de impacto do poste oblíquo a 75 graus, contra os 90 graus anteriores.

As avaliações de lesões no pescoço dos ocupantes devido ao efeito chicote em colisões laterais também vão considerar os passageiros do banco de trás. E o novo padrão de pontuação vai penalizar os carros que não tiverem pré-tensionadores nos cintos traseiros.

“Vai haver uma medição da cobertura dos airbags laterais e de cabeça. Um carro pode perder oito pontos se a proteção atrás para adulto for falha. Não tem razão para não ter airbags laterais e de cabeça de série nos carros. É o tipo de batida com os piores ferimentos”, diz Alejandro.

Em veículos com centro de gravidade elevado, como SUVs, passa a ser incluída a avaliação da resistência do teto em capotagens. Mas sem interferir na classificação de pontuação.

Os testes do Latin NCAP com ocupantes adultos vão passar a incluir o pós-colisão. Serão penalizados veículos que tiverem dificuldade de acesso ao veículo e resgate dos ocupantes, como não conseguir abrir as portas com as mãos e destravar o cinto de segurança.

Nível de proteção aos passageiros infantis será aprimorado

Nos testes de Proteção do Ocupante Infantil, a promessa do Latin NCAP é ampliar a base de avaliação. Dummies de 10 anos serão usados nas avaliações de impacto frontal e lateral, substituindo o boneco de 18 meses – esse dummy continua a ser considerado em outras avaliações do veículo.

O boneco que simula a criança de 10 anos será instalado em um assento de elevação (booster) para averiguar a qualidade dos sistemas de retenção do veículo e na proteção lateral da cabeça oferecida. Já no teste dinâmico, ele será instalado sem o apoio do booster.

“Dessa forma, o fabricante é obrigado a melhorar a proteção frontal e lateral do próprio veículo para ocupantes adultos e crianças no banco traseiro”, acredita o executivo.

A falta de ancoragens para cadeirinhas infantis – do tipo Isofix, por exemplo – e a impossibilidade de desligar o airbag do carona resultarão em perdas de pontos para os carros. Os sistemas de detecção de crianças a bordo, em contrapartida, representarão pontos extras.

Itens do ADAS terão mais peso

Na parte de Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias (VRU) da entidade, o nível de exigência de desempenho da segurança passiva será aumentado. A visibilidade de pedestres passará a ter avaliações de dia e à noite.

Com isso, os itens de assistência à condução (ADAS), como a frenagem autônoma de emergência (AEB), assim como os dispositivos de detecção de pedestres e ciclistas, ganharão maior importância neste novo ciclo do Latin NCAP, que vai até 2029.

E por falar em equipamentos, além da frenagem autônoma, os assistentes de permanência em faixa passam a incluir cenários mais exigentes. E o sensor de ponto cego entra no escopo de avaliações do órgão.

Os critérios preveem bônus para veículos que ofereçam tecnologias de monitoramento do motorista. Desde sistemas avançados que detectam embriaguez do motoristas, detectores de fadiga e alertas para uso do cinto.

De acordo com o Latin NCAP, veículos que não oferecerem sistemas como limitador de velocidade ou alertas de velocidade máxima não conseguirão atingir os níveis máximos de estrelas.

Níveis de segurança por estrelas

Como dito, os carros manterão a classificação de zero a cinco estrelas. A entidade explica que um desempenho baixo em qualquer uma das quatro áreas significará um resultado baixo, ainda que as outras três apresentem um bom desempenho.

O novo padrão de pontuação dos testes do Latin NCAP

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