O edital de licitação do corredor ferroviário Minas-Rio deve ser publicado pelo Ministério dos Transportes em janeiro do ano que vem. O leilão está previsto para acontecer três meses depois.
O corredor faz parte de um trecho de mais de 700 quilômetros entre o Centro-Oeste mineiro até a Costa Verde Fluminense.
Na terça-feira (25), o ministro de Transportes, Renan Filho, anunciou a já considerada “maior carteira ferroviária do Brasil”.
A previsão é de realizar oito leilões para alavancar R$ 656 bilhões em recursos para o setor ferroviário, com R$ 140 bilhões em investimento em malha ferroviária no país.
Outro leilão que também deve ser realizado no próximo ano é para a construção do Anel Ferroviário Sudeste, também conhecido como Estrada de Ferro 118 (EF-118). O trecho vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. O edital deve ser publicado em março e o leilão em junho.
O projeto prevê integração às ferrovias da MRS, da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e aos portos do Rio de Janeiro e Vitória (ES).
Na manhã desta quarta-feira (26), a Federação das Indústrias do Estado do Rio sediou o seminário “Logística no Brasil’, no Centro da capital Fluminense. O evento contou com representantes do Governo Federal.
Segundo o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cézar Ribeiro, a licitação da EF-118 vai ser a pioneira para a construção da ferrovia, feita de forma conjunta entre o governo e o privado.
Além disso, o novo Programa de Aceleração de Crescimento lançado no ano passado pelo Governo Federal também prevê adequação da linha férrea de Barra Mansa que já tem quase 90% dos serviços concluídos.
Atualmente, a Infraestrutura Ferroviária do país depende da empresa MRS, que conta com 1.818 quilômetros de linhas ferroviárias e atravessa os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, tendo acesso aos portos de Itaguaí, Rio de Janeiro e Santos.
O principal material transporte é o minério de ferro, que representa 92% do volume total movimentado em 2024.