A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), promove, nos dias 2 e 3 de dezembro, a partir das 19h, o Leilão Público 003/2025, que colocará à venda 173 lotes de veículos e sucatas apreendidos e não reclamados, cumprindo as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Departamento Municipal de Transporte Urbano (DMTU) é o responsável pela realização do pregão, juntamente com a empresa contratada Ello Gestão e Logística.
O leilão ocorrerá de forma mista, com preferência para a modalidade online, mas com possibilidade de lances presenciais no pátio da Ello. Os interessados podem visitar os bens e verificar as condições dos lotes nos dias 27 e 28 de novembro e 1º de dezembro, das 9h às 17h, no pátio da Ello Gestão e Logística, localizado na Avenida Sororó, nº 154 – bairro Jardim União.
Oportunidade e Prioridade ao Proprietário
O certame segue um rito legal rigoroso. Todos os veículos que serão leiloados estão no pátio há mais de 60 dias, prazo estabelecido pela legislação para que possam ser levados a leilão caso não sejam resgatados pelos proprietários.
Francisco Rodrigues, agente de transporte do DMTU, faz um apelo para que os proprietários que ainda têm interesse em recuperar seus bens o façam antes do evento. “A prioridade não é vender o veículo, o objetivo é que o proprietário venha resgatar. Ele poderá resgatar o seu bem até um dia útil antes da primeira sessão. Como a visitação ocorre até o dia 1º de dezembro, ele tem até essa data para resgatar o bem”, explicou Rodrigues.
Além de desafogar o pátio do DMTU e garantir a transparência na destinação dos bens públicos, o leilão cumpre uma importante função social. “A função social é muito importante. Se o veículo ficar aqui dentro, guardando água, causando problemas com insetos e para a vizinhança, não é bom. Esse veículo volta a circular, faz a economia girar, gera compra de peças, organização do veículo, tributos. Cumpre a função social”, pontuou o agente do DMTU.
Segundo o advogado Edigley Ferreira, fiscal da Comissão de Fiscalização de Contrato, o processo é balizado pelo Artigo 328 do CTB e pela Resolução 623 do Contran, garantindo que todas as etapas legais, incluindo notificações aos proprietários e editais de notificação e leilão, foram cumpridas.
Detalhes dos Lotes e Participação
Total de Veículos: 173
Sucatas: 57 lotes (para desmanche ou siderurgia)
Veículos Conservados: 116 lotes (10 automóveis e 106 motocicletas, aptos a voltar a circular com documentação regularizada)
Quem pode participar:
Sucatas: apenas empresas do ramo de desmanche, venda de peças ou siderurgia, devidamente credenciadas e com CNPJ específico, podem dar lances. O leilão de terça-feira, 2 de dezembro, será exclusivo para sucatas.
Veículos Conservados: pessoas físicas (maiores de 18 anos, com capacidade civil) e pessoas jurídicas podem participar. O leilão acontecerá na quarta-feira, 3 de dezembro.
Serviços:
Visitação: 27 e 28 de novembro e 1º de dezembro, no pátio da Ello Leilões – Avenida Sororó, nº 154 – bairro Jardim União.
Leilões:
Sucatas – 2 de dezembro (terça-feira), às 19h.
Conservados – 3 de dezembro (quarta-feira), às 19h.
O edital completo e cadastro para lances online podem ser feitos no site da Ello Leilões, no endereço: www.elloleiloes.com.br