Venda de automóveis na Europa anota o quarto mês consecutivo de alta

Balanço das vendas de automóveis novos na Europa consolidado pela Acea, associação dos fabricantes na região, apresenta um crescimento de 4,9% nos emplacamentos de outubro, para 1,09 milhão de unidades ante 1,4 milhão anotado um ano antes.

De acordo com a entidade, foi o quarto mês consecutivo de alta, porém os volumes totais ainda permanecem muito abaixo dos níveis pré-pandemia. No acumulado até outubro, o consumidor europeu absorveu pouco mais de 11 milhões de automóveis, volume 1.9% maior na comparação com o mesmo período de 2024.

Os números dizem respeito às vendas nos mercados da União Europeia, Reino Unido e ao bloco de países da associação de livre comércio EFTA: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Embora a Acea aponte que as vendas de modelos elétricos (BEVs) estejam em ritmo abaixo do necessário para efetiva transição energética, os emplacamentos do segmento seguem em crescimento.

De janeiro a outubro, foram emplacadas 2,02 milhões de unidades, 26,6% acima do registrado há um ano (1,60 milhão). As vendas de carros movidos a bateria encerraram o período com 18,3% de participação, 3,5 pontos porcentuais a mais na base de comparação.

Os híbridos leves e plenos (HEVs) continuam com sendo os preferidos do consumidor europeu. Nos dez primeiros meses, foram adquiridos 3,82 milhões de automóveis com a tecnologia, volume 14,2% maior. Os híbridos plug-in (PHEVs), por sua vez, acumularam 1,03 milhão de emplacamentos, em alta de 32,9%.

Com isso, automóveis a gasolina e a diesel vão perdendo cada vez mais espaço. Os primeiros, ao registrar 2,96 milhões de unidades vendidas até outubro, recuaram 18,9%. Já no segundo grupo, as entregas caíram 24,1% com 878.782 modelos negociados.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias