
A infraestrutura logística no estado do Rio de Janeiro deve receber um volume total de investimentos de R$50 bilhões (US$9,2bi), até 2030.
Os segmentos que receberão esses recursos abrangem rodovias, portos e ferrovias de carga, segundo levantamento realizado pela empresa estatal de infraestrutura Infra S.A., que compilou dados de projetos envolvendo aportes públicos e privados.
“Mais de 70% das exportações do Rio de Janeiro são de petróleo e derivados, escoados sobretudo pelos portos fluminenses. O estado é chave para o suprimento energético e para cadeias como mineração e siderurgia, o que demanda logística integrada e acessos eficientes entre rodovias, ferrovias, dutos e portos”, disse Jorge Bastos, presidente da Infra S.A. em comunicado.
Um dos principais projetos planejados para o período é a construção de um terminal no porto de Itaguaí para movimentação de minério de ferro, com previsão de investimentos de cerca de R$3,53bi.
Em dezembro de 2024, a Cedro Mineração venceu o leilão para o arrendamento do terminal ITG02, voltado ao transporte de minério de ferro. O contrato de trinta e cinco anos inclui a construção de um píer no terminal, localizado próximo a instalações operadas por grandes mineradoras e siderúrgicas, como Vale e CSN.
“Devemos começar as obras nesse terminal em março ou abril do próximo ano. Já temos empresas selecionadas para a preparação do projeto e parte da engenharia detalhada, mas ainda não contratamos a empresa de engenharia principal. A etapa de geotecnia e estudos de maré está em andamento”, disse José Carlos Martins, membro do conselho de administração da Cedro, à BNamericas.
“Também estamos buscando parceiros para contribuir com os investimentos necessários no terminal. Já temos um empréstimo do Fundo da Marinha Mercante, mas ainda assim precisamos de sócios estratégicos. Há empresas de trading interessadas. O porto permite uma capacidade competitiva. Hoje dependemos de portos de terceiros, o que exige contratar navio e lidar com limitações logísticas”, afirmou Martins.
Outro projeto no setor portuário que deve receber investimentos relevantes nos próximos anos é o Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), com expectativa de aportes de cerca de R$9bi, segundo a Infra S.A.
O programa de concessões rodoviárias do ministério dos transportes também tem viabilizado investimentos no estado do Rio de Janeiro.
Em abril deste ano, o consórcio Nova Estrada Real, formado pelas empresas Construcap, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones, venceu o leilão da BR-040/495/MG/RJ, trecho de 220km que conecta Juiz de Fora, em Minas Gerais, ao Rio de Janeiro. O contrato de concessão prevê investimentos de R$8,8bi.
Em novembro, a empresa de infraestrutura Arteris venceu o leilão de concessão de um trecho de 322km da rodovia BR-101, que conecta a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, atravessando treze municípios fluminenses. A companhia foi a única ofertante para um contrato que prevê investimentos estimados em R$6,2bi.
No setor de ferrovias, a Infra S.A. destacou como um dos investimentos mais emblemáticos a renovação do contrato de concessão da ferrovia conhecida como Malha Sudeste, operada pela MRS Logística.
A Malha Sudeste é uma ferrovia de mais de 1.600km de extensão que conecta os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O contrato de concessão vigente venceria no final deste ano e foi prorrogado até 2056, com a empresa assumindo novas obrigações de investimentos.