A reativação do ramal ferroviário Bauru–Panorama, conduzida pela Rumo, avançou nas últimas semanas com novas frentes de trabalho em Garça e Oriente, na região de Marília. Segundo informou a concessionária ao Siga Mais nesta terça-feira (2), as equipes atuam atualmente em duas linhas de ação: uma dedicada à limpeza da vegetação e desobstrução da via, na área de Garça, e outra voltada à recuperação e correção de erosões nos municípios de Bauru, Avaí e Oriente.
Em Garça, moradores acompanham escavadeiras e veículos caçamba se deslocando sob trilhos. As imagens tem ganhado repercussão nas redes sociais e ampliado a expectativa sobre a retomada do transporte ferroviário na Nova Alta Paulista.
De acordo com a Rumo, as obras de reativação do ramal — iniciadas em junho de 2024 — têm previsão de conclusão em 2028, conforme estipulado no contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O projeto está dividido em três etapas. A primeira compreende a limpeza da vegetação ao longo da linha férrea; a segunda abrange a recuperação da infraestrutura, incluindo correção de erosões e ajustes em cortes e aterros; e a terceira envolve a restauração da superestrutura, com substituição de dormentes, trilhos e lastro de brita, além da instalação de grades em pontos que sofreram vandalismo.
Atualmente, as equipes atuam em Garça, com serviços de limpeza e desobstrução da via, e em Bauru, Avaí e Oriente, com foco na correção de erosões. “As demais intervenções previstas para todo o trecho do ramal Bauru–Panorama encontram-se em fase de planejamento, conforme previsto no contrato com a ANTT”, acrescentou a concessionária.
Reintegração de posse
No movimento que reforça o avanço para a reativação do ramal ferroviário, a Rumo também ingressou com ações judiciais de reintegração de posse em diferentes comarcas das regiões de Marília e Tupã — e, mais recentemente, em Lucélia — relativas a áreas da malha ferroviária na Nova Alta Paulista que estão ocupadas por terceiros.