
Ausente do Salão do Automóvel de São Paulo justamente no retorno, após sete anos, do maior evento do gênero na Amércia Latina, poucos dias depois, nesta quarta-feira, 3,a General Motors concentrou toda a sua diretoria para receber o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Ceará.
O motivo? A cerimônia que marcou o início da montagem do Chevrolet Spark EUV na antiga fábrica da Troller, adquirida pela Comexport e rebatizada como Pace, Planta Automotiva do Ceará. A unidade teve sua linha acionada simbolicamente, após investimento da ordem de R$ 400 milhões, entre construção e ampliação de galpões e um centro de desenvolvimento.
A montagem terceirizada de um produto chinês que levará na carroceria o logotipo da estadunidense Chevrolet é apenas o primeiro passo da atualizada fábrica disposta a prestar serviços de montagem de veículos a quem queira. inclusive caminhões.
A GM é, portanto, a primeira cliente e, além do Spark, Santiago Chamorro, presidente da empresa na América do Sul até o fim deste ano, anunciou que prentende montar lá também, a partir de 2026, o SUV Captiva EV, igualmente elétrico.
Com baixíssimo investimento, portanto, a montadora poderá se gabar de ter sido primeira entre as tradicionais fabricantes instaladas aqui a montar automóveis elétricos, ainda que pelas mãos de terceiros.
“A Pace reúne condições únicas para apoiar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil. Estamos preparados para atender às demandas da GM e outros clientes e desenvolver competências que fortalecerão a presença do Ceará em uma nova etapa da indústria automotiva”, afirmou Alan Goldlust, presidente da Comexport.