Mercado de caminhões supera 100 mil unidades em queda de 8%

Pouco menos de um mês à frente para acabar o ano, os licenciamentos de caminhões até novembro acumularam 101.107 unidades, volume 8,23% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando anotava 110.297 emplacamentos.

As vendas chegaram ao fim dos onze meses de 2025 em trajetória contínua de declínio, em especial no segundo semestre, embora tenham mostrado algum fôlego em setembro e outubro, ocasiões nas quais expressaram duas altas consecutivas.

Somente no mês passado, o transportador absorveu 8.790 caminhões, quedas de 16% na comparação com os emplacamentos de outubro (11.462 unidades) e de 11,27% em relação a novembro de 2024 (9.907).

Segundo a Fenabrave, as taxas de juros elevadas e a restrição ao crédito seguem como os principais fatores na baixa da demanda. “O mercado está mais seletivo, com empresas de diferentes setores alongando o ciclo de uso do veículo. Também avalia com mais cuidado novos investimentos e, assim, espera por um ambiente mais favorável e previsível”, avalia em nota Arcelio Jr., presidente da federação que representa os concessionários.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias