Brasil busca parceiros para ampliar produção de urânio

O Brasil iniciou um processo para buscar parceiros privados com o objetivo de ampliar sua produção de urânio.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou um procedimento de Request for Information (RFI) para mapear empresas de consultoria interessadas em participar da estruturação do projeto de expansão da produção de urânio da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

“Essa é uma das etapas do Programa Pró-Urânio, lançado pela estatal em 2024 com o objetivo de ampliar e acelerar a exploração de novas jazidas e que contará com a atuação do BNDES na elaboração da modelagem para a realização de parcerias com empresas mineradoras”, afirmou a INB em comunicado.

A oferta de parceria da INB prevê cinco áreas de mineração: Amorinópolis, nos municípios de Amorinópolis (GO) e Iporá (GO); Espinharas, no município de São José de Espinharas (PB); Figueiras, no município de Sapoema (PR); Rio Preto, nos municípios de Cavalcante (GO), Colinas do Sul (GO) e Arraias (TO); e Lagoa Real, no município de Caetité (BA).

O programa permitirá que o Brasil aumente a produção do minério, garantindo o suprimento das usinas Angra 1 e Angra 2 e criando condições para exportar o excedente. A expansão também permitirá reduzir dependências externas por meio de parcerias em outras etapas estratégicas do ciclo do combustível nuclear, segundo a INB.

“As empresas de consultoria interessadas em participar do RFI deverão enviar ao BNDES um mapeamento de qualificações técnicas, pesquisa de preços com valores estimados para os serviços – considerando atuação em consórcio – e contribuições sobre as especificações técnicas, com sugestões ao conteúdo da minuta do Termo de Especificações Técnicas, em seção específica do formulário”, disse a INB.

As informações solicitadas deverão ser enviadas ao BNDES até 15 de dezembro de 2025.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias