Projeto PSJ Cobre Mendocino fica a um passo da aprovação final na Argentina

O projeto cuprífero PSJ Cobre Mendocino obteve amplo respaldo do Senado de Mendoza, deixando seu destino nas mãos do poder executivo provincial e aproximando-se de se tornar a primeira iniciativa de cobre na região, um marco relevante para a Argentina.

A iniciativa de US$559 milhões (mi) busca produzir 40.000t/a de cobre fino durante 16 anos por meio de flotação e sem ácido sulfúrico, cianeto nem mercúrio, a fim de cumprir a Lei 7722 que proíbe essas substâncias em atividades produtivas.

A declaração de impacto ambiental de PSJ, apresentada por Minera San Jorge – uma companhia integrada pela suíça Zonda Metals e pela argentina Alberdi Energy -, recebeu 29 votos a favor, 6 contra e 1 abstenção, em linha com a aprovação prévia da câmara de deputados.

A avaliação se apoiou em análises técnicas que revelaram o uso conveniente de tecnologias limpas para atender às normas ambientais, um aspecto que foi discutido durante o processo de avaliação ambiental que incluiu participação cidadã, consultas com comunidades originárias, oficinas, visitas técnicas e uma audiência pública.

Toda a documentação esteve disponível em formato digital e físico na sede do ministério de mineração provincial, segundo informou o Senado de Mendoza.

Paralelamente, autoridades locais e associações do setor destacaram as oportunidades que se abrem com o desenvolvimento de PSJ em termos de diversificar a matriz produtiva e gerar empregos nas etapas de construção, operação, fechamento e pós-fechamento.

A resolução sobre o futuro do projeto, localizado em Uspallata, departamento Las Heras, a uma altitude de 2.400-2.900m s.n.m., foi celebrada pela câmara argentina de empresas mineradoras (CAEM).

“O desenvolvimento do cobre, mineral essencial para a transição energética global, trará emprego de qualidade, oportunidades para centenas de PMEs locais, investimentos em tecnologia e competitividade para a região. Projetos estratégicos, como PSJ, posicionam a província como ator-chave na produção de minerais críticos, com potencial para gerar investimentos e dinamizar as economias locais”, indicou a CAEM em um comunicado.

CAEM acrescentou que se trata de um sinal positivo para a Argentina, ao reafirmar que a mineração responsável pode compatibilizar desenvolvimento econômico, proteção ambiental e bem-estar social.

Também a ministra de energia e ambiente, Jimena Latorre, valorizou o avanço de PSJ Cobre Mendocino em sua rede social X: “foi aprovada pela Legislatura, com controles ambientais rigorosos e em pleno cumprimento da lei vigente”.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias