Rio2 comprou a mina subterrânea de cobre Condestable no Peru por US$241 milhões (mi) para diversificar seus negócios, assegurar um fluxo de caixa que respalde uma ampliação no projeto de ouro Fenix Gold no Chile e expandir sua presença na América Latina com ativos em duas jurisdições mineradoras líderes.
A aquisição de 99,1% do jazimento peruano, realizada pela britânica Southern Peaks, ocorre em um contexto de altos preços do cobre e de uma expansão planejada que permitiria a Condestable aumentar a capacidade de produção de cobre em concentrado de 23.000t/a para 27.000t/a.
A Compañía Minera Condestable que opera o ativo, localizado na Região de Lima, já tem a licença ambiental para ampliar a atividade mineradora durante o primeiro semestre de 2026.
Embora a Rio2 tenha valorizado o potencial de crescimento em Condestable, seu foco principal não está necessariamente em cobre, mas sim em fortalecer os benefícios do ouro.
O metal vermelho contribuirá com menos de 30% das receitas da Rio2 no curto prazo, considerando o período 2027-2028, enquanto o ouro representará mais de 80% no longo prazo por meio de uma eventual expansão de Fenix Gold (fase 2) que aumentaria a capacidade de 100.000oz/a para 300.000oz/a, explicou a companhia em um comunicado.
A mineradora com sede em Vancouver está na etapa final de construção de Fenix Gold na Região de Atacama, com planos de iniciar o funcionamento total em January 2026.
Com o objetivo de avaliar a viabilidade de aumentar a produção em Fenix Gold, a Rio2 realizará o estudo de pré-viabilidade em 2026 e avançará com o relatório de viabilidade em 2027, para posteriormente assumir um compromisso de gastos de capital em 2029 e iniciar a produção ampliada na segunda metade de 2030.
Devido ao fato de a mina Condestable estar localizada em um depósito de óxido de ferro-cobre-ouro (IOCG), a Rio2 considera que esta aquisição contribuirá para elevar sua produção de ouro, melhorar seu ebitda e fortalecer todos os seus indicadores financeiros e operacionais-chave.
A empresa recentemente obteve cerca de US$120mi em um levantamento de capital que contou com a participação de investidores como as entidades bancárias Raymond James e BMO Nesbitt Burns, fundos que respaldarão a compra da mina peruana, a qual conta com a certificação Copper Mark por suas práticas responsáveis.
Condestable utiliza exclusivamente energia renovável em sua operação localizada no terceiro maior país produtor de cobre, de modo que, juntamente com sua unidade metalífera no Chile, líder do cobre em nível mundial – a posição do produtor de metais canadense adquire um novo peso na indústria.