Obras em curso: duplicação da ponte sobre o Rio Tietê e avanço da ponte de Guaratuba reforçam mobilidade e integração viária

Ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona (SP-333 — Rio Tietê)

A duplicação da ponte que cruza o Rio Tietê e liga os municípios de Novo Horizonte e Pongaí, na Rodovia SP-333, avança com ritmo constante. A nova estrutura, de 2,4 km de extensão, está sendo erguida ao lado da ponte existente, no sentido leste da via.

O investimento somado no empreendimento chega a cerca de R$ 373 milhões, e as obras já alcançaram 42% de execução. As etapas concluídas incluem cerca de 80% das fundações, 43% das travessas, 34% das vigas e 20% das lajes.

Para garantir a navegabilidade da hidrovia Tietê-Paraná durante a obra, o projeto utiliza técnicas especiais: mais de 4 mil toneladas de aço e o apoio de 5 mil caminhões de concreto já foram mobilizados, com pré-moldados fabricados no próprio canteiro e transporte realizado por carretas especiais.

A expectativa é de que a nova ponte tenha duas faixas de rolamento e que a estrutura atual seja convertida para uso de pedestres. Com isso, espera-se maior fluidez e segurança no tráfego, além de melhoria para a região do centro-oeste paulista, tanto para transporte rodoviário quanto para o escoamento agrícola e industrial.

Ponte de Guaratuba (PR-412 — litoral do Paraná)

No litoral paranaense, a Ponte de Guaratuba avança a passos largos: o empreendimento, que ligará os municípios de Matinhos e Guaratuba, alcançou recentemente a marca de cerca de 70% de execução, com a conclusão da última estaca de fundação marítima.

A estrutura, com extensão total de 3,07 km (incluindo acessos rodoviários), terá quatro faixas de tráfego, além de área exclusiva para pedestres e guarda-corpos de segurança. A obra representa um antigo desejo da população litorânea, que hoje depende de travessias por balsas, com atrasos e lotação em períodos de alta temporada.

A construção, orçada em cerca de R$ 386 milhões, avançou significativamente desde o início dos trabalhos. As atividades envolvem desafios logísticos, ambientais e de engenharia, especialmente pela necessidade de cravação de estacas em ambiente marítimo e o uso de tecnologias de ponta.

Com a conclusão da ponte, a travessia entre Matinhos e Guaratuba — que atualmente pode levar até 40 minutos com balsas — deve reduzir-se para cerca de 2 minutos, transformando a mobilidade local, impulsionando o turismo, o comércio e a economia da região.

Impactos e expectativas para mobilidade e economia regional

As duas obras representam investimentos estruturantes em regiões distintas, mas com objetivo comum: modernizar a infraestrutura viária, melhorar a segurança, reduzir tempos de viagem e fomentar o desenvolvimento regional.

No interior paulista, a duplicação da ponte sobre o Tietê deve melhorar o escoamento de produção agrícola e industrial, além de promover integração logística. No litoral do Paraná, a nova ponte poderá substituir o uso de balsas no transporte entre municípios, beneficiando moradores, turistas e o comércio local.

Esses empreendimentos também reforçam a importância do uso de técnicas modernas de engenharia para superar desafios geográficos, ambientais e logísticos, garantindo mais segurança e fluidez para milhares de usuários.

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