Os fornecedores chineses de ímãs de terras raras para a montadora norte-americana Ford Motor FN foram incluídos no primeiro lote de novas licenças de exportação emitidas por Pequim para impulsionar os embarques e reduzir a escassez desses componentes vitais, disse a montadora na quarta-feira.
As chamadas licenças gerais foram acordadas após o encontro entre os presidentes Xi Jinping e Donald Trump na Coreia do Sul (link) e, segundo informações, permitirão remessas maiores com menos obstáculos no âmbito das licenças anuais para clientes individuais.
A introdução de controles de exportação de terras raras pela China em abril obrigou as empresas a solicitarem licenças para cada remessa, criando escassez que paralisou partes da cadeia de suprimentos automotivos e deu a Pequim enorme poder de negociação nas transações comerciais com Washington.
A Reuters noticiou na semana passada que três fornecedores chineses de ímãs receberam licenças . Mas a Ford parece ser a primeira cliente estrangeira a reconhecer que os fornecedores receberam aprovações no âmbito do sistema simplificado.
A China tem se pronunciado pouco publicamente sobre as novas licenças, como elas funcionarão ou quem as receberá, aumentando os temores entre diplomatas e produtores não norte-americanos de que as licenças sejam destinadas principalmente a clientes dos EUA.
Essas preocupações aumentaram esta semana quando o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, afirmou que as montadoras alemãs não foram incluídas nesta primeira rodada . Muitos desses fabricantes, como a Volkswagen VOW, têm laços com a China há muitos anos.
Wadephul afirmou que ainda era necessário “muito trabalho” para persuadir Pequim a conceder as novas licenças às empresas alemãs.
A BMW BMW afirmou estar monitorando a questão das licenças gerais juntamente com seus fornecedores. A VW disse que seu fornecimento de terras raras está estável e que não está enfrentando nenhuma escassez. “Nossos fornecedores estão trabalhando continuamente com seus subcontratados para obter as licenças de exportação necessárias”, afirmou a montadora.
Embora o sistema acordado entre Xi e Trump deva acelerar as exportações para alguns clientes, resta saber quão amplamente Pequim emitirá licenças e se os clientes em setores mais sensíveis, como o aeroespacial ou o de semicondutores, serão elegíveis. As exportações chinesas de terras raras aumentaram em novembro .
“Embora estejamos satisfeitos com o fato de alguns de nossos fornecedores terem obtido essas aprovações, instamos os governos dos EUA e da China a continuarem sua colaboração para resolver completamente as questões da cadeia de suprimentos”, disse a Ford em comunicado à Reuters.