Thyssenkrupp planeja fechar usinas de aço elétrico e reduzir produção

Imagem da notícia

A Thyssenkrupp planeja fechar algumas usinas de aço elétrico e reduzir a produção, como resposta às importações que, segundo a empresa, estão prejudicando o setor siderúrgico europeu.

O segmento de aço da empresa industrial alemã disse na quinta-feira (11) que, a partir de meados de dezembro, as usinas em Gelsenkirchen, na Alemanha, e Isbergues, na França, serão fechadas até o fim do ano. Sua unidade em Isbergues operará então a 50% de sua capacidade total por pelo menos quatro meses a partir de janeiro.

A Thyssenkrupp Electrical Steel disse que até 1.200 empregos na Alemanha e na França estão em risco se não forem implementadas maiores proteções para o aço produzido na Europa.

A medida de redução de operações ocorre no momento que os produtores de aço da Europa estão sendo pressionados por importações baratas, especialmente da China, bem como por altos custos de energia e pelas tarifas comerciais do presidente americano, Donald Trump, sobre as exportações para os EUA.

A Thyssenkrupp disse que as medidas são uma resposta às importações baratas que desestabilizaram o mercado de aço europeu. A empresa citou as importações de baixo preço da Ásia como um problema particular.

Em outubro, as autoridades da União Europeia disseram que o excesso de capacidade estava prejudicando o setor siderúrgico do bloco e que planejavam uma tarifa sobre as importações de aço acima de uma determinada cota. As importações acima dessa cota enfrentariam uma taxa de 50%, o que é o dobro do que o bloco cobra atualmente.

Os planos ainda estão em análise e exigiriam aprovação do Parlamento Europeu e do conselho para avançar.

O aço elétrico, uma liga de ferro e silício, é um componente central na rede elétrica para transmissão de eletricidade de usinas de energia para residências.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias