
A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou as entregas de seus primeiros ônibus elétricos no Brasil, marcando uma nova fase da eletrificação no transporte público nacional. A estreia ocorre na cidade de São Paulo e coincide com um marco da empresa: a produção de 1,25 milhão de veículos no país. O modelo simbólico dessa conquista foi justamente um e-Volksbus 22L, que saiu da linha de montagem como a unidade de “número 1.250.000” fabricada pela montadora. O lote inaugural do e-Volksbus 22L é composto por cem unidades, das quais 50 já foram entregues à Transpass, operadora do transporte coletivo paulistano. As demais serão disponibilizadas a partir de janeiro de 2026 para outros operadores do transporte público. O volume de pedidos é resultado direto de um período de testes iniciado em maio, quando o modelo passou por avaliações em condições reais de operação, comprovando eficiência, confiabilidade e autonomia de até 250 quilômetros.
Sob medida para a mineração
A Marcopolo ampliou sua participação no segmento de transporte para mineração no Chile com a entrega de 39 ônibus Viaggio 900 à Link Service, empresa responsável pelo deslocamento de trabalhadores da Mina El Teniente, em Rancagua. Desenvolvidos sob medida, os veículos receberam reforços estruturais, revestimentos em aço inoxidável e soluções específicas para enfrentar agentes químicos agressivos, além de sistemas que aumentam a durabilidade e a segurança nas operações diárias. “Mais uma vez, a Marcopolo atua para desenvolver produtos sob medida para as necessidades e demandas dos nossos parceiros. Os Viaggio 900 foram concebidos com características especiais, com alto nível de personalização e utilização de materiais especiais para maior resistência, durabilidade e segurança”, destaca José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comerciais Mercado Externo da Marcopolo.
Ajuda ao transporte de cargas em Minas
A Iveco entregou 72 caminhões da linha Tector à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, durante cerimônia realizada em Belo Horizonte. Os veículos serão utilizados em ações estruturais e na prestação de serviços essenciais em municípios afetados por rompimentos de barragens. A frota inclui versões 15-210, 17-210 e 27-320, selecionadas pela robustez, versatilidade e desempenho em operações severas. “Contribuir para a recuperação e o fortalecimento das cidades mineiras é motivo de grande orgulho para a Iveco, pois o Estado é a nossa ‘casa’ no Brasil. Estamos entregando caminhões preparados para atender às demandas dessas comunidades. É mais um passo no nosso compromisso de apoiar a sociedade com soluções completas para o transporte de cargas”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
500 mil no Brasil
O Grupo Volvo celebrou, em dezembro, a produção de 500 mil veículos no Brasil, todos fabricados na unidade de Curitiba (PR). Integrada ao sistema industrial global da marca, a fábrica paranaense é referência em indústria 4.0, produção enxuta e sustentabilidade. Entre os destaques recentes, estão o início da produção da linha 2026 dos caminhões Volvo FH e do chassi elétrico Volvo BZRT, consolidando a operação brasileira como polo estratégico e base global de exportação. A fábrica começou a operar em 1979, com a montagem do primeiro veículo Volvo no país, um chassi de ônibus B58. Um ano depois, teve início a produção de caminhões, com a montagem do modelo N10. “A unidade de Curitiba é a única da marca a reunir, em um mesmo local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos. Isso traz agilidade aos processos”, explica Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil.