Por IoT, CSN compra controle da GaussFleet no Brasil

Imagem da notícia

A gigante siderúrgica brasileira CSN, por meio de sua unidade de investimentos em inovação, CSN Inova, adquiriu o controle da empresa de soluções de IoT GaussFleet, segundo apurou a BNamericas.

Fundada em 2018, a GaussFleet possui uma plataforma em nuvem que usa IoT, telemetria avançada e inteligência artificial para gestão de frotas de máquinas pesadas (fora de estrada) em indústrias de base, como siderúrgicas.

A CSN Inova já detinha 3,15% do capital social da empresa e, com o novo investimento, passa a controlar 60,26% da GaussFleet. Os termos também estabelecem a possibilidade de a CSN Inova alcançar até 80% da companhia.

BNamericas não pôde confirmar os valores envolvidos na transação, que já foi avalizada por órgãos antitruste brasileiros.

A GaussFleet possui contratos ativos com diversas unidades da CSN desde pelo menos 2020, fornecendo soluções de monitoramento de frotas industriais por meio de IoT e telemetria, além de uma plataforma integrada que controla o uso de veículos e equipamentos e registra itens ociosos.

Em 2023, a CSN Inova Ventures selecionou a GaussFleet para compor seu portfólio de empresas investidas. Em meados de 2024, a CSN possuía quase 470 equipamentos da frota rodoviária e mais de 40 locomotivas automatizadas com a tecnologia da GaussFleet.

Para a CSN Inova, a operação é vista como estratégica para ampliar a eficiência operacional e fortalecer a base tecnológica do grupo. A incorporação das soluções tende a consolidar tecnologias, reduzir dependências externas e acelerar a digitalização das operações.

Para a GaussFleet, o investimento contribuirá para ampliar sua atuação, oferecer a solução a outros agentes e internacionalizar suas operações.

Além da CSN, a GaussFleet já implementou suas soluções em outras grandes metalúrgicas com operação no Brasil, como Ternium e Gerdau.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias