
A Axia Energia e a Secretaria do Meio Ambiente e da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo assinaram um protocolo de intenções para estudar a implantação de uma planta de hidrogênio verde (H2V) no estado.
“O desenvolvimento do hidrogênio verde é uma iniciativa estratégica, capaz de acelerar a descarbonização das indústrias, fomentar a inovação, fortalecer a competitividade regional e beneficiar toda a sociedade”, destacou Virginia Fernandes Feitosa, diretora de Relacionamento com Clientes de Grande Porte da Axia Energia.
Atualmente, a companhia possui seis memorandos de entendimento firmados para aprofundar estudos sobre hidrogênio verde em parceria com empresas e governos de diferentes estados brasileiros.
Linha de transmissão
Nesta semana, a Axia Energia anunciou a conclusão da substituição do banco de compensação da linha de transmissão Tucuruí C1, na subestação Marabá, no Pará. O equipamento, que recebeu investimento de R$ 70 milhões, foi energizado com mais de quatro meses de antecedência em relação ao prazo regulatório estabelecido.
O banco de compensação série é uma tecnologia aplicada em corredores de transmissão de energia em larga escala, permitindo o transporte seguro e estável da eletricidade por longas distâncias. O sistema atua como um reforço da rede, reduzindo oscilações e ampliando a capacidade de atendimento à demanda.
A obra foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e possibilitará um incremento de R$ 12,5 milhões na Receita Anual Permitida (RAP) da companhia, além de contribuir para o aumento da segurança e da confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN).
“A modernização de ativos estratégicos faz parte do nosso compromisso com a evolução do setor elétrico. Essa entrega reforça a confiabilidade do sistema e amplia as possibilidades para um mercado cada vez mais integrado e seguro. Seguimos impulsionando soluções que conectam performance e sustentabilidade, criando valor para toda a cadeia de energia”, afirmou Juliana Moraes de Santana, gerente-executiva de Implantação de Projetos de Engenharia de Transmissão da Axia Energia.