O Kia Sportage obteve a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP. Dessa forma, o SUV fechou as provas com a média de cinco estrelas em cinco possíveis.
As médias foram de 89,81% para proteção a adultos, 91,84% em proteção a crianças, 70,93% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias e 98,22% em assistências à segurança.
Kia Sportage evoluiu frente ao último teste do Latin NCAP
O Sportage foi submetido à provas de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, controle de estabilidade e tecnologias de ADAS.
No teste frontal original em 2022, a estrutura apresentou desempenho estável e área dos pés instável. A pontuação de proteção de ocupantes infantis melhorou após a padronização do interruptor de desativação do airbag do passageiro e das ancoragens i-Size.
A proteção aos pedestres também melhorou após a inclusão da frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e o SUV quase atingiu a pontuação máxima.
O Sportage também foi bem na prova de assistências à segurança. Melhorou sua pontuação depois que o sistema de aviso de cinto de segurança se tornou padrão para todos os passageiros do banco traseiro. O modelo da Kia atingiu a pontuação máxima na atuação de quase todos os sistemas de ADAS.
Notas melhoraram em vários quesitos
O Kia Sportage avaliado pelo Latin NCAP tinha seis airbags e controle de estabilidade como itens de série e o pacote de assistências à condução (ADAS) vendido como opcional. O modelo é fabricado na Eslováquia, Coreia do Sul e Estados Unidos.
O Sportage foi avaliado pela primeira vez em 2021 com dois airbags frontais de série. Posteriormente, a Kia atualizou o modelo com seis airbags de série e controle de estabilidade. Na ocasião, a fabricante cedeu voluntariamente o modelo para os testes e obteve três estrelas.
Naquela época, o Sportage oferecia ADAS opcionais, mas, segundo o Latin NCAP, “o volume de disponibilidade não era suficiente para obter pontos”.
Em 2025, a Kia introduziu uma versão com design renovado, juntamente com atualizações de segurança, como aviso de cintos de segurança traseiros, ancoragens i-Size, desativação do airbag do passageiro e maior disponibilidade de tecnologias ADAS, cumprindo com os requisitos do Latin NCAP.
Suzuki Baleno melhorou, mas segue com nota baixa
O Latin NCAP também avaliou o Suzuki Baleno vendido em vários países da América do Sul. O hatch produzido na Índia está disponível em mercados como Argentina e Chile, mas não no Brasil.
Originalmente, o carro havia obtido apenas uma estrela em cinco possíveis. No entanto, a Suzuki fez mudanças na lista de itens de segurança do Baleno, que ganhou seis airbags ao invés dos dois originais.
Com isso, o modelo foi submetido à uma nova avaliação e obteve média de duas estrelas. O modelo alcançou 79,38% na proteção a adultos, 65,46% na proteção a crianças, 48,28% na proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias e 58,14% nas assistências à segurança.
O Suzuki Baleno passou pelas provas de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e controle de estabilidade.