Maersk começa a suspender sobretaxa por desvio do Mar Vermelho em rotas da Ásia para os Estados Unidos

A Maersk começou a eliminar a sobretaxa cobrada sobre fretes por causa da interrupção do tráfego de seus navios pelo Mar Vermelho em sua rota entre a Índia e a Costa Leste dos Estados Unidos, dois anos após o início da cobrança para compensar o aumento do trajeto. A taxa, de 200 dólares por TEU e até 450 dólares por FEU para volumes de carga maiores, passara a ser cobrada em janeiro de 2024, quando as rotas foram alteradas contornando o sul da África para evitar riscos de ataques de milicianos houthis do Iêmen em regiões próximas ao Canal de Suez.

A decisão sinaliza mudança na política de preços da companhia e de retomada da navegação pelo Canal de Suez e pelo Mar Vermelho. Em dezembro, a Maersk fez, depois de dois anos, a primeira viagem pela região rumo aos Estados Unidos, em seu serviço Oriente Médio-Costa Leste da América do Norte, mas informou que o retorno das viagens pelo Mar Vermelho será de forma gradual e dependerá da situação de segurança na região.

A empresa já não cobrou a sobretaxa de exportadores que embarcaram cargas no navio Maersk Sebarok, que tem capacidade para 7.250 TEUs e partiu da Índia na segunda semana de dezembro com destino à Costa Leste dos Estados Unidos. A embarcação cruzou nos dias 18 e 19 o Estreito de Bab al-Mandeb, que liga o Oceano Índico ao Mar Vermelho, próximo à costa do Iêmen.

Mas, apesar do sucesso na travessia, em comunicado divulgado em 22 de dezembro, a empresa enfatizou que esse trânsito inicial ainda não implica a volta de todos os seus serviços à rota. “Embora seja passo importante, não significa que estejamos considerando mudança mais ampla da rede Leste-Oeste de volta para a rota de Suez”, explicou no comunicado.

No documento, a Maersk ressaltou que “se os níveis de segurança exigidos forem mantidos”, será avaliada a possibilidade de continuar com uma abordagem gradual para retomar a navegação pelo Canal de Suez e pelo Mar Vermelho. A empresa informou, no entanto, que não há por enquanto programadas outras passagens pela região, embora não descarte viagens limitadas, dependendo da evolução da situação.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias