FMM investe na criação de 620 empregos na indústria naval

Com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), a Bram vai adquirir, até julho de 2028, 6 embarcações da classe PSV 5000, a serem construídas no Navship. Com o projeto, a expectativa é de criação de 620 empregos diretos no estaleiro durante a construção das embarcações e de 190 empregos diretos na Bram na fase operacional delas.

O FMM é um fundo de natureza contábil, destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras. Ele é administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM).

As embarcações decorrem de contratos da Petrobras para afretamento por 12 anos e serão utilizadas para o transporte de suprimentos entre as plataformas de perfuração ou produção em alto mar e as bases em terra. A propulsão será híbrida, do tipo diesel-elétrica, com bancos de baterias que fornecerão energia suficiente para que, sem outra fonte, sejam capazes de manter a embarcação em posição por um tempo preestabelecido. Também serão dotadas de conector elétrico capaz de receber energia diretamente do porto, quando atracadas.

Estabilidade econômica

“A indústria naval brasileira vive um momento de retomada. Com o apoio do BNDES e os recursos do Fundo da Marinha Mercante, estamos garantindo que a demanda do setor de óleo e gás seja atendida, com projetos feitos aqui, com mão de obra brasileira. Esse tipo de investimento só acontece em um país que voltou a ter estabilidade econômica e confiança para investir.

O resultado não poderia ser melhor: estaleiros cheios, mais de 50 mil empregos gerados no setor em 2025 e o fortalecimento da nossa economia”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“O apoio do BNDES contribui para desenvolver e capacitar com emprego de tecnologias mais avançadas o parque nacional de estaleiros, a partir da produção de embarcações com banco de baterias e motores elétricos, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.”, afirma o presidente do banco, Aloizio Mercadante.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias