Marcas chinesas avançam e consolidam espaço no mercado automotivo em agosto

A participação das marcas chinesas seguiu em trajetória de alta em agosto, passando de 9,2% em julho para 9,9% do total de emplacamentos, segundo a Bright Consulting. “O movimento reforça a consolidação dessas montadoras no Brasil, sustentado pelo bom desempenho da BYD e da GWM, líderes entre os eletrificados, além da presença crescente de novas marcas que ampliam a oferta de modelos”, relatou a consultoria automotiva.

Eletrificados alcançam novo patamar e já somam 160 mil no ano

Os veículos eletrificados – termo que pode retardar a descarbonização – registraram 24.540 emplacamentos em agosto, praticamente estáveis frente a julho (24.486), mas com forte alta de 70,3% em relação a agosto de 2024 (14.407).

O volume representou 11,4% do total de emplacamentos do mês (214.380 unidades), reforçando o peso crescente da categoria no mercado. No acumulado do ano, o segmento já soma 160.191 unidades, um avanço de 48,5% sobre 2024 (107.879).

Para combater o avanço das marcas chinesas, especialmente no segmento de Novas Energias (elétricos e híbridos plug-in), a GM, por exemplo, reduziu o preço do Chevrolet Equinox EV em 90 mil reais. Já a Renault utiliza uma tátia diferente: associou-se à Gelly, marca chinesa que já colocou à venda o surpreendente Geely EX5, que já avaliamos (veja vídeo abaixo).

Distribuição dos eletrificados por tipo de propulsão em agosto

BEV: 8.404 (34,3%) – BYD Dolphin Mini, líder com 3.291 unidades (39,2%)

PHEV: 6.558 (26,7%) – GWM Haval H6, líder com 1.659 unidades (25,3%).

MHEV: 4.795 (19,5%) – Fiat Fastback, líder com 2.080 unidades (43,4%).

HEV: 4.783 (19,5%) – Toyota Corolla Cross, líder com 1.952 unidades (40,8%).

Fonte: Bright Consulting

Compartilhe esse artigo