O ano termina com muitas notícias sobre fabricantes chineses que estão se estabelecendo no País e a revista AutoData de dezembro traz uma série de reportagens sobre o assunto, relatando os passos da Renault com a Geely, da Caoa com a Changan e Chery, da Stellantis com a Leapmotor, do novo polo da Comexport no Ceará para montar modelos da GM-SAIC, do início da linha da GWM em Iracemápolis, SP, e a inauguração da operação da JAC Caminhões no Brasil.
A revista também cobriu a volta do Salão do Automóvel, que após sete anos de ausência voltou a ser realizado e retornou ao seu antigo palco, o Anhembi. O retorno foi em formato econômico, com estandes menores, ausência de fabricantes tradicionais e muitas marcas chinesas que ocuparam metade dos estandes de fabricantes de automóveis no evento.
Já a Toyota está superando a destruição de sua fábrica de motores de Porto Feliz, SP, e conseguiu abrir as vendas do Yaris Cross ainda este ano. As entregas começam só em fevereiro, com motorização a combustão e híbrida importada do Japão, mas a fabricante já mostrou todas as características do carro, que também figuram nas páginas de AutoData deste mês.
Na entrevista mensal From The Top – que também pode ser assistida no canal de AutoData no Youtube – conversamos com Ariel Montenegro, presidente da Renault Geely do Brasil, que conta como serão os próximos passos das agora sócias no País, com investimento conjunto de R$ 3,8 bilhões.
Esta edição também traz a cobertura completa de todas as apresentações e de todos os debates do Congresso AutoData Perspectivas e Tendências 2026, que abre os horizontes do novo ano que se aproxima em mais alguns dias.
Com estas e outras reportagens entregamos a você leituras que mostram os mais recentes movimentos da indústria automotiva, que podem ser acessados on-line (aqui) ou baixados em arquivo PDF (aqui).
Assim encerramos nossos trabalhos de 2025, não sem antes agradecer os leitores, aos quais dedicamos nosso empenho ao longo de onze edições a cada ano. A próxima edição sai fevereiro, um curto intervalo pelo muito que teremos a relatar em 2026. Um ótimo ano a todos.