A demanda por minerais críticos acelera a transformação da mineração

Imagem da notícia

O crescimento exponencial da demanda por minerais críticos e a escassez de oferta estão levando as mineradoras a adotar tecnologia para melhorar a eficiência de depósitos existentes e acelerar a descoberta de novos.

“Uma grande parte do fornecimento projetado entre agora e 2035 vem de descobertas que datam da década de 1990”, disse Eduardo Molina, vice-presidente de vendas globais da empresa de tecnologia Veracio, à BNamericas.

“O contexto atual do mercado exige que a indústria de mineração faça mais com menos. O investimento tecnológico não é mais um diferencial; é um elemento central da estratégia de negócios de uma empresa de mineração”, acrescentou.

A Veracio oferece soluções de escaneamento que aceleram a captura e o processamento de dados geológicos usando sensores e sistemas de varredura. Para o processamento dos dados, a empresa utiliza a nuvem pública da AWS.

A empresa tem cinco projetos em andamento na América Latina, principalmente no Chile e no Peru, a maioria deles em fase de prova de conceito. “Os clientes buscam aprender, entender e explorar o valor das informações em tempo real e as potenciais aplicações que elas podem oferecer”, explicou Molina.

De acordo com o executivo, os benefícios da implementação dessas tecnologias incluem maior eficiência na caracterização de depósitos e no conhecimento dos corpos minerais. Além disso, os tempos de exploração são reduzidos e a precisão na identificação dos recursos é ampliada.

“A adoção de soluções como as nossas, principalmente as de escaneamento, nos permite ser mais rápidos, mais precisos, mais econômicos e mais sustentáveis, fatores críticos para gerar investimentos e competir em um cenário de transição energética global”, acrescentou.

No Chile, a Veracio está executando um projeto com a Bureau Veritas Chile e a Codelco – Divisão Ministro Hales . As empresas estão utilizando equipamentos TruScan para registro automatizado de testemunhos de perfuração.

A solução combina ferramentas de inteligência artificial e análise visual para fornecer dados precisos e consistentes, eliminando vieses e aumentando a produtividade, informou a Bureau Veritas Chile em uma publicação nas redes sociais.

Projeção de crescimento

Veracio acredita que há uma oportunidade significativa de crescimento para essas tecnologias no Chile e no Peru, onde a indústria de mineração já está madura e exige soluções inovadoras.

A empresa também considera que setores adjacentes, como o de infraestrutura, poderiam se beneficiar das tecnologias de escaneamento geológico, embora atualmente não exista uma demanda concreta por esse tipo de solução.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias