Acordo entre Brasil e EUA sobre tarifaço seria positivo, por impactar os clientes, diz CEO da Gerdau

O diretor-presidente da Gerdau, Gustavo Werneck, manifestou otimismo em relação a um possível acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos. O executivo destacou que, embora a Gerdaunão exporte aço diretamente para o mercado americano, a empresa “vê um possível acordo do Brasil com os Estados Unidos de forma positiva”.

Essa perspectiva se baseia no impacto que o acordo teria sobre os clientes da Gerdau no mercado brasileiro. “Clientes que compram aço nosso no Brasil, produzem equipamentos aqui e exportam equipamentos para os Estados Unidos”, disse Werneck, nesta sexta-feira (31), em coletiva após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre, na véspera.

Um acordo que alivie tarifas e normalize o comércio favoreceria esses clientes, explicou o executivo, o que resultaria em mais vendas de aço para a Gerdau. Segundo Werneck, a companhia tem enfrentado redução de compras no Brasil porque empresas da indústria metalúrgica deixaram de vender para os Estados Unidos nos últimos dois meses, após imposição de sobretaxas de 50% sobre certos produtos brasileiros pelo governo Donald Trump.

“Nós temos enfrentado essa dificuldade. Sem citar nomes, temos muitos clientes que exportam para os Estados Unidos na área industrial, principalmente; que têm enfrentado dificuldade e reduziram os pedidos de compra de aço da Gerdau”, afirmou.

O diretor-financeiro, Rafael Japur, reforçou a interdependência dos negócios e exemplificou que a redução de exportações devido ao tarifaço já levou clientes do setor industrial, como o de autopeças, a reduzir os pedidos de compra de aço da Gerdau.

“É um segmento onde a Gerdau é superforte, tem uma tradição muito grande de décadas, e que está sendo diretamente afetado por isso. A dificuldade dos nossos clientes é a nossa dificuldade”, afirmou.

Segundo Japur, uma perspectiva de melhora da relação entre Brasil e Estados Unidos “certamente” é algo positivo, quando se pensa nos volumes e atuação dos clientes brasileiros.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias