Os moradores da cidade de São Paulo já podem se locomover por meio de 120 novos ônibus elétricos adquiridos com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os coletivos foram entregues à população da capital paulista no dia 22 de setembro. Atualmente, o BNDES é o maior financiador de ônibus elétricos da América Latina. O número de operações continua crescendo. Recentemente, foram anunciados novos apoios para Belo Horizonte e Curitiba.
A entrega dos novos ônibus elétricos ocorreu em evento organizado pela prefeitura de São Paulo. São 120 veículos totalmente movidos a bateria que foram adquiridos com apoio do BNDES, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Dessa forma, a frota da capital paulista passa a contar com 720 coletivos com estas características.
No evento, o BNDES foi representado por Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática. “Até 2023, a gente não financiava diretamente aquisição de ônibus. O BNDES financiava metrô, VLT, BRT. Na mobilidade urbana, estava muito focado em financiamento de média e alta capacidade. Mas nós entendemos que financiar ônibus é muito importante para o país e para as grandes cidades. É muito importante para São Paulo. Hoje somos o maior financiador de ônibus da América Latina”, disse a diretora.
As bases do apoio do BNDES ao município de São Paulo foram definidas em contrato assinado no fim do ano passado. Ele garantiu um financiamento no valor R$ 2,5 bilhões para a aquisição de um total de 1,3 mil ônibus elétricos de fabricação nacional. A operação contribui para que a capital paulista possa atingir a meta fixada pela Lei Municipal 14.933/2009, que envolve zerar a emissão de gás carbônico (CO²) de origem fóssil até 2038.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, a circulação dos novos 120 ônibus elétricos proporcionará um transporte ambientalmente e economicamente mais sustentável. A cidade deixará de consumir 35 mil litros de diesel por ano e deixará de emitir 10,4 mil toneladas de CO² na atmosfera. Ele destacou o compromisso do município com uma mobilidade que reduza a emissão de gases de efeito estufa e com o combate às mudanças climáticas. “A gente vem tendo um avanço superimportante com ônibus não poluentes, silenciosos, que proporcionam mais qualidade de vida a motoristas, cobradores e passageiros”, acrescentou.
Além de contribuir com o meio ambiente e com a melhora da qualidade do ar, os novos coletivos foram projetados para oferecer ao usuário uma experiência mais positiva e agradável já que emitem menos ruídos e são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sinal Wi-Fi. Para ampliar a segurança, uma parte deles conta ainda com câmeras integradas ao Smart Sampa, sistema de monitoramento da prefeitura.