Acionistas da mineradora inglesa Anglo American e da canadense Teck Resources aprovaram, nesta semana, a conclusão do processo de fusão, em partes iguais, das duas companhias. A nova empresa irá chamar-se Anglo Teck e será dona, no Brasil, do projeto Minas-Rio, de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais.
O empreendimento de níquel, em Goiás, não entrou na fusão, pois foi vendido para a empresa chinesa China Minmetals em fevereiro deste ano, por US$ 500 milhões.
A fusão foi aprovada por 99,17% dos acionistas da Anglo American e por mais de dois terços dos acionistas da Teck. A sede da nova empresa será em Vancouver, no Canadá. As ações serão negociadas na bolsa de Londres.
A Teck tem operações de cobre e zinco no Canadá, EUA, Chile e Peru. Depois de vender seu negócio de carvão metalúrgico, o cobre é agora sua maior commodity, seguida pelo zinco.
Com a fusão o mercado global de mineração ganha uma empresa com grandes reservas em minério de ferro premium, nutrientes agrícolas, cobre e zinco.
Projeto Minas-Rio
O Minas-Rio é composto por uma mina e uma unidade de beneficiamento, localizadas em Conceição do Mato Dentro, um mineroduto e um terminal dedicado no Porto de Açu, no Rio de Janeiro. A Anglo American é dona da mina, da unidade de beneficiamento e do mineroduto, e de 50% do porto. A estimativa da companhia é de fechar o ano com uma produção da ordem de 23 a 25 milhões de toneladas de minério de Ferro.
Em dezembro de 2024, Anglo American anunciou a compra, por US$ 157 milhões, dos recursos de minério de ferro de alto teor localizados na Serra da Serpentina, que foi integrada ao Minas-Rio. O projeto continuará sendo operado pela empresa. A venda foi feita pela Vale, que passou a ter uma participação minoritária, de 15%, no Minas-Rio.
Para a presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, a fusão irá potencializar as operações da companhia no Brasil.
“Nossas operações são referência em inovação, sustentabilidade e performance e esta fusão nos dará ainda mais força para acelerar investimentos e ampliar nossa contribuição para o desenvolvimento do país”, afirmou