
Os países do EFTA, bloco europeu que assinou um acordo de livre comércio com o Mercosul na semana passada, têm forte potencial para ganhar espaço na pauta de exportações brasileiras.
Dos dez principais grupos de produtos vendidos pelo Brasil ao EFTA nos últimos cinco anos, nove apresentaram crescimento, segundo estudo inédito da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O mapa de oportunidades desenhado pela agência identifica 666 possibilidadesde ampliação das vendas.
Os principais destaques na pauta são: ouro, máquinas e equipamentos de transporte (como caminhões e tratores), produtos alimentícios (como café, uvas e carne bovina), calçados, móveis e esculturas.
O EFTA é formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein — nações que não fazem parte da União Europeia. O grupo reúne quase 15 milhões de habitantes, é o 14º maior mercado importador do mundo e tem uma de suas maiores rendas per capita (US$ 98 mil anuais).
“Vamos ampliar o acesso das nossas empresas a mercados estratégicos, altamente exigentes e de elevado poder de compra”, diz o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana.
Após 14 rodadas de negociação, Mercosul e EFTA assinaram um acordo abrangente, que cobre 99% das exportações brasileiras e ainda depende deratificação legislativa para entrar em vigência.
O tratado também inclui serviços, investimentos, propriedade intelectual, compras governamentais, regras de origem, defesa comercial, medidas sanitárias e fitossanitárias, barreiras técnicas ao comércio.
De acordo com o Banco Central, os sócios do EFTA têm um estoque de investimento de US$ 65 bilhões no Brasil, com crescimento médio anual de 4,9% ao longo da última década. Se fossem considerados como um único emissor, seria o quinto maior investidor estrangeiro no país.
Os investimentos incluem projetos de multinacionais como Nestlé, C&A, Equinor, Lindt, Hydro Rein, Statkraft.