Após 10 anos de disputa, BR-040 é arrematada e subida da Serra de Petrópolis deverá sair do papel

O Consórcio Nova Estrada Real, formado pelas empresas Construcap CCPS e as espanholas Sociedade Anónima de Serviços Copasa e OHLA Concesiones S/L, arrematou a concessão do trecho da BR 040/495, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora (MG). Com o resultado, chega ao fim uma disputa que se arrastava havia pelo menos dez anos. A concessão, uma das mais antigas do País, foi marcada por judicialização que envolveu a concessionária Concer, do Grupo Triunfo, e o poder público.

O projeto prevê R$8,8 bilhões em investimentos em 30 anos de contrato. Com a concessão, a expectativa é de que as obras da nova subida da Serra de Petrópolis, paralisadas há quase uma década diante das pendências judiciais, saiam do papel. Ao solicitar o reequilíbrio do contrato, em 2014, a Concer alegou prejuízos, principalmente com as obras da subida da serra, e pediu prorrogação do contrato, que se encerraria em 2021. A concessionária seguiu administrando a rodovia.

O trecho concedido tem 218,9 km de extensão e compreende:

BR-040: de Juiz de Fora até a divisa com o estado do Rio de Janeiro

BR-040: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro

BR-495: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ

O trajeto também inclui os municípios de Simão Pereira, Comendador Levy GasparianTrês Rios, Areal, Petrópolis e Duque de Caxias. A nova concessionária será responsável pela infraestrutura e a prestação de serviços essenciais para a recuperação, manutenção, conservação, operação e ampliação da capacidade da rodovia. A empresa também deverá finalizar as obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis, paradas desde 2016.

OUTRAS MELHORIAS PREVISTAS NO EDITAL:

114,3 km de duplicações marginais;

11,7 km de ciclovias;

32 pontos de ônibus; 3 túneis;

12 passarelas;

1 área de escape;

5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);

Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais, etc;

Segundo o edital, a praça de pedágio instalada em Simão Pereira também será transferida para Levy Gasparian, a aproximadamente 25km de onde funciona atualmente.

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram elaborados pela Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes e preveem quase R$9 bilhões em investimentos.

A BR-040 é um dos mais importantes corredores logísticos do país para escoamento de bens e serviços entre o Rio e Minas Gerais, além de fomentar o turismo em Petrópolis. A concessão, de 30 anos, vai requerer investimentos de R$5 bilhões, segundo o Ministério dos Transportes, além de mais de R$3 bilhões em custos operacionais.

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