A Estação da Memória de Joinville deverá ser reaberta no início de 2026, após a conclusão da reforma contratada pela concessionária da Malha Sul. Nesta semana, a prefeitura lançou edital para a contratação dos sistemas e equipamentos previstos no projeto preventivo contra incêndios. A instalação será realizada no complexo, formado também pelo Memorial da Bicicleta (antigo terminal de cargas). A antiga estação ferroviária de Joinville completa 120 anos em agosto de 2026.
A edificação, que foi ampliada e passou por reformas, teve inauguração com a presença do presidente Afonso Pena. A estação foi o símbolo da entrega da ferrovia entre Joinville e São Francisco do Sul, posteriormente ampliada para o Vale do Itapocu e Planalto Norte. O ramal está em operação até hoje, para transporte de cargas para o Porto de São Francisco do Sul.
A movimentação regular de passageiros foi encerrada em 1991, quando as antigas litorinas deixaram de circular. A estação ferroviária nos anos 2000, sendo reinaugurada como museu em 2008, com a denominação da Estação da Memória. O espaço foi fechado em 2020, na pandemia. Houve reabertura por breve período, até que começou a reforma, em 2022, pela concessionária.
Desde 2008, por meio de ação judicial, o Ministério Público Federal e o Ministério Público de Santa Catarina vinham cobrando da União, ANTT, DNIT e concessionária a conservação da estação. A edificação é tombada pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal. A reabertura será como museu, no mesmo formato anterior ao fechamento do espaço. Não há previsão da retomada dos trens de passageiros em Joinville.