A ArcelorMittal não fará, neste ano, o adiantamento de parte do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao exercício de 2025, prática que costuma ocorrer no segundo semestre, geralmente, em outubro. O pagamento integral será feito apenas no primeiro trimestre de 2026, possivelmente até o dia 10 de março, conforme previsto no acordo firmado entre empresa e representantes dos empregados.
Em nota enviada ao A Notícia, a ArcelorMittal informou que “a apuração dos resultados que compõem a PLR referente ao exercício de 2025 segue conforme o cronograma previsto”. A empresa destacou que o pagamento “costuma ocorrer no primeiro semestre do ano subsequente à sua apuração” e que a antecipação não ocorrerá neste ano devido ao cenário desafiador de mercado e seu impacto nos resultados. Confira a nota na íntegra:
“A ArcelorMittal informa que a apuração dos resultados que compõem a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao exercício de 2025 segue conforme cronograma previsto.
A PLR integra a remuneração variável dos empregados e sua base é estabelecida em acordo firmado com comissão constituída por empregados eleitos.
Seu pagamento costuma ocorrer no primeiro semestre do ano subsequente à sua apuração. A antecipação da primeira parcela não ocorreu neste ano em razão do cenário desafiador de mercado e seu impacto nos resultados da empresa”.
Pagamento integral até março
O presidente do Sindmon-Metal, Flávio Paiva Cordeiro, explicou que a PLR é negociada por uma comissão paritária, composta por representantes da empresa e dos trabalhadores, incluindo dois dirigentes sindicais. Ao todo, o grupo tem 14 membros. “O acordo assinado pela comissão prevê que, quando não há adiantamento, a PLR é paga até o dia 10 de março do ano seguinte. A justificativa da empresa foi o cenário de mercado – principalmente a concorrência com o aço importado da China, que tem pressionado o setor nos últimos dois anos”, afirmou Flávio.
O dirigente destacou ainda que a decisão segue um padrão global da ArcelorMittal, afetando todas as unidades da empresa no Brasil, tanto na área de aços longos quanto planos, além da mineração. “Nenhuma unidade da ArcelorMittal no país fará o adiantamento da PLR neste ano”, reforçou.
Mesmo com a não antecipação, o sindicato informou que acompanhará de perto a apuração dos resultados e garantirá que o pagamento integral seja feito dentro do prazo estipulado.