Atlas Critical Minerals inicia operações no Quadrilátero Ferrífero

A Atlas Critical Minerals Corporation iniciou as operações de mineração em seu projeto de minério de ferro na renomada região do Quadrilátero Ferrífero brasileiro. Os carregamentos de minério de ferro estão sendo transportados do local da mina para uma unidade de processamento terceirizada próxima, onde serão transformados em matéria-prima de sinterização de alta qualidade.

De acordo com o modelo operacional simplificado da ACM, o minério de ferro é extraído por meio de mineração a céu aberto e transportado para a unidade de processamento próxima, operada por uma empresa brasileira independente de minério de ferro. A planta de processamento transforma o minério bruto da companhia em matéria-prima de sinterização de alta qualidade, utilizada na fabricação de aço. A Atlas Critical Minerals recebe receitas tanto pela matéria-prima entregue quanto por uma pequena porcentagem da receita obtida com o produto final, a matéria-prima de sinterização.

Em maio de 2024, a ACM recebeu uma licença operacional de dez anos do Estado de Minas Gerais para extração de até 300 mil toneladas anuais de minério bruto e, em maio de 2025, obteve a concessão de mineração do Ministério de Minas e Energia do Brasil para seus direitos minerais. O portfólio de minério de ferro da Atlas Critical Minerals abrange agora aproximadamente 55.057 acres em 18 direitos minerários no Brasil. O portfólio mais amplo da empresa em direitos de minerais críticos totaliza mais de 218.000 hectares, incluindo projetos voltados para terras raras, titânio, grafite e urânio — minerais essenciais para usos em tecnologias avançadas, transição energética e aplicações de defesa.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias