Em meio ao melhor momento do mercado de motos no Brasil, a Bajaj recorreu a parcerias para aumentar a capacidade de produção local. A empresa nacionalizou processos para mais que dobrar a montagem de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (AM).
Segundo a Bajaj, com os processos de soldagem e pintura de chassis na planta amazonenses, a capacidade de produção no Brasil vai saltar para 200 motocicletas/dia. Ou até 48 mil unidades/ano, ante as 20 mil unidades anuais inicialmente.
Bajaj fez parcerias para elevar produção no Brasil
A soldagem local dos chassis será feita pela Bendsteel, que atua na Zona Franca de Manaus desde 2009. Já o processo de pintura dos chassis das motos da Bajaj será executada pela Galvasistem, empresa fundada em 2008.
No polo industrial, a Bajaj faz a preparação dos kits importados, a montagem de motores e das motocicletas, além de manter áreas de controle de qualidade, embalagem e expedição. Atualmente, a planta reúne 200 funcionários.
Com investimento de US$ 12 milhões, a fábrica da empresa indiana em Manaus foi inaugurada em meados de 2024. No ano passado, foram montadas mais de 9 mil motos.
Até agosto de 2025, a produção da Bajaj no Brasil mais que dobrou e atingiu exatas 19.545 unidades. Para esse aumento de capacidade, a matriz indiana aprovou um aporte adicional de US$ 10 milhões.