
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 331 milhões, com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), para o Tecon Rio Grande, subsidiária da Wilson Sons, investir na compra de equipamentos e automação do terminal portuário de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, além de obras de dragagem.
Está prevista a compra de nove guindaste de cais (portêineres), 22 guindastes de do tipo Rubber-Tyred Gantry (RTGs), tratores elétricos, carretas, estações de recargas para tratores elétricos, empilhadeiras de pequeno porte e dois scanners. O banco informou que o objetivo é ampliar a capacidade para atender navios maiores e a condição do porto como hub logístico no comércio com Argentina, Uruguai e Paraguai.
Segundo o banco de fomento, o Tecon de Rio Grande é o único terminal de contêiner do estado e tem atualmente capacidade para movimentar 1,42 milhão de TEUs. Ele ocupa área de 735.000 metros quadrados, tem cais linear de 900 metros, com três berços de atracação, calado de 15 metros, 2.800 tomadas para contêineres refrigerados e 20.000 m² em armazéns.
Pelo terminal, que conta com armazenagem alfandegada de mercadorias para importação e exportação, são movimentadas cargas de longo curso e de cabotagem. Além disso, o Tecon oferece serviços de consolidação e desconsolidação de contêineres para vistorias de órgãos públicos e de fornecimento de energia e monitoramento da temperatura de contêineres refrigerados.