BR-381/MG volta aos holofotes com novo modelo de concessão

Após anos de impasses, paralisações e acidentes fatais, a BR-381/MG — conhecida como “Rodovia da Morte” — inicia um novo capítulo. A Concessionária Nova 381, liderada pelo consórcio 4UM, assume as obras com um contrato reformulado, prevendo soluções modernas de engenharia e metas mais rigorosas de entrega.

A BR-381 é um dos trechos mais críticos do sistema rodoviário brasileiro, ligando Belo Horizonte ao Vale do Aço e ao estado do Espírito Santo. Conhecida por seu traçado sinuoso, pistas simples e altos índices de acidentes, a rodovia passou por diversas tentativas frustradas de concessão e intervenções inacabadas.

Em 2023, um novo leilão foi realizado e vencido pelo consórcio liderado pela Construtora Barbosa Mello, batizado de Nova 381. O contrato firmado traz inovações regulatórias que visam dar mais previsibilidade financeira e garantir a continuidade das obras, mesmo diante de possíveis mudanças macroeconômicas.

Estão previstos investimentos superiores a R$ 5 bilhões ao longo dos próximos anos, com foco em duplicar os trechos mais perigosos, requalificar interseções, construir viadutos e implantar sistemas de segurança viária mais modernos.

A previsão é que, até 2029, os principais gargalos da rodovia estejam sanados, com entregas faseadas a partir de 2026. O projeto também inclui dispositivos de redução de velocidade, monitoramento em tempo real e atendimento médico emergencial mais eficiente.

Para empresas de engenharia, infraestrutura pesada e fornecimento de tecnologias para obras viárias, trata-se de um dos contratos mais relevantes do período. A previsibilidade e a retomada da confiabilidade nos modelos de concessão também ajudam a destravar outros projetos represados em todo o país.

Esse e outros contratos estratégicos estarão em debate no Fórum Infra 2025, que acontece no dia 30 de setembro, no Espaço do Bosque (SP).

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