A Brado iniciou na última semana as operações da rota ferroviária conectando o terminal da empresa em Sumaré, em São Paulo, ao de Davinópolis, no Maranhão, através da Ferrovia Norte-Sul. Segundo a companhia, a rota de 2.732 quilômetros será operada em parceria com as concessionárias Rumo e VLI.
De acordo com a Brado, o objetivo da nova rota é o mercado interno. O fluxo de Sumaré para Davinópolis vai atender clientes de grande porte no transporte de produtos como materiais de higiene e limpeza, de construção, defensivos, fertilizantes, de nutrição animal, alimentos, bebidas e papel. No sentido inverso, serão transportados bens industriais.
Os testes operacionais foram realizados no mês de julho. Durante o período, foi demonstrado a viabilidade e o potencial do projeto. De acordo com a empresa, foram feitas oito viagens, transportando o total de 504 contêineres com mais de 10.900 toneladas de produtos, todas com 100% de pontualidade.
A ligação integra duas concessões ferroviárias: 2.098 quilômetros da Rumo entre Sumaré e Porto Nacional, em Tocantins, e 634 quilômetros da VLI, entre Porto Nacional, também em Tocantins, e Davinópolis.
A Brado explicou que o uso da ferrovia na rota permitiu reduzir em até 85% a emissão de CO2 em comparação ao transporte rodoviário e que em 2024 seus clientes deixaram de emitir mais de 320.000 toneladas do gás, o equivalente à emissão anual de 69.000 carros.