A organização da COP30 (30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) definiu os sete “Planos de Aceleração de Soluções” relacionados à transição energética que serão tratados na conferência mundial, marcada para novembro, na capital do Pará. As estratégias, que passam pelos setores de energia, mineração e combustíveis sustentáveis, serão debatidas na próxima segunda-feira (13) no “Mutirão da Transição Energética para a COP30”, evento preparatório no MME (Ministério de Minas e Energia).
Veja quais são os “Planos de Aceleração de Soluções”:
1. Expansão e resiliência de redes elétricas;
2. Minerais para a transição e circularidade;
3. Soluções da indústria de óleo e gás para a transição;
4. Acesso à energia elétrica;
5. Acesso ao cozimento limpo;
6. Combustíveis sustentáveis;
7. Planejamento energético para uma transição justa e inclusiva.
‘Mutirão’
O “Mutirão da Transição Energética para a COP30” será realizado na sede do MME, com a participação de técnicos do governo e representantes do setor privado. O conta com o apoio da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica Onshore e Offshore e Novas Tecnologias).
Ao fazer a divulgação do evento, o ministério informou que, por meio dessa iniciativa busca “acelerar a transição energética e reforçar o compromisso do país com um futuro de energia limpa, acessível e justa para todos”.