Brasil e Indonésia fortalecem cooperação em energia e mineração

Imagem da notícia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou nesta quinta-feira (23), em Jacarta, um memorando de entendimento entre Brasil e Indonésia voltado ao fortalecimento da cooperação bilateral nos setores de energia e mineração. O acordo foi firmado durante missão oficial do presidente Lula ao país asiático.

O memorando abrange as áreas de petróleo e gás, energias renováveis, eficiência energética, modernização de redes elétricas e sustentabilidade mineral, e prevê intercâmbio de informações, cooperação técnica e regulatória, parcerias tecnológicas e o estímulo à aproximação entre empresas e instituições públicas dos dois países, com foco na prospecção de novos negócios e investimentos.

Para Silveira, o novo memorando, que atualiza e amplia o acordo firmado em 2008, concretiza o diálogo entre os dois países. “É um atestado prático que nossas economias são complementares e de que as alianças no setor de Minas e Energia são vastas e mutuamente benéficas, permitindo que trabalhemos juntos integrando nossas cadeias produtivas”, afirmou.

O ministro também falou sobre as semelhanças entre Brasil e Indonésia na transição energética. Assim como o Brasil, o país asiático é referência em biocombustíveis, com um programa avançado de mistura de 35% de biodiesel no diesel.

Minerais críticos

No encontro, Alexandre Silveira reforçou ainda o potencial brasileiro em minerais críticos e estratégicos, destacando o interesse do governo em atrair investidores para o país. “O Brasil também está, hoje, no centro das atenções internacionais pelo seu elevado potencial na produção de minerais críticos e estratégicos. O memorando estabelece a cooperação em recursos minerais e sustentabilidade no setor”, concluiu.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias