A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, se tornou a primeira no Brasil a receber certificação internacional para produzir e comercializar combustível sustentável de aviação (SAF) pela rota HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids) — tecnologia reconhecida globalmente como uma das principais alternativas para descarbonizar o setor aéreo.
Segundo a Petrobras, a certificação ISCC Corsia assegura que o processo de produção do SAF atenda a padrões rigorosos de sustentabilidade, garantindo o uso responsável de recursos naturais, rastreabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Com a certificação, a Reduc está apta a incorporar até 1,2% de matéria-prima renovável em seu processo de refino e deve iniciar, nos próximos meses, a produção de até 50 mil m³ por mês de SAF — o equivalente a cerca de 10 mil barris por dia.
A Odata Brasil adquiriu 100% do capital social da GP Participações em Energia Renovável, sociedade de propósito específico (SPE) responsável pela futura instalação de um data center em Sumaré, no interior de São Paulo. O acordo foi aprovado nesta quinta-feira, 16 de outubro, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ocorre em meio ao […]
A WEG assinou acordos vinculantes para investir e adquirir aproximadamente 54% do capital social da Tupinambá Energia, empresa especializada em softwares e serviços de gestão de redes de recarga para veículos elétricos. O investimento total é de R$ 38 milhões, sujeito a ajustes de preço usuais nesse tipo de operação. A conclusão da transação depende […]
“A Petrobras dá mais um passo no caminho da transição energética justa ao oferecer ao mercado uma solução estratégica de baixo investimento e rápida implementação, contribuindo de forma efetiva para a descarbonização do setor aéreo”, afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.
A estatal também conduz testes na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos, estado de São Paulo, com coprocessamento de óleo vegetal em em mistura com correntes tradicionais de petróleo.