Capstone Copper fecha acordo com a Enami para comprar 18.000 hectares de terras de mineração no Chile

A canadense Capstone Copper assinou um acordo com a estatal Enami para adquirir mais de 18.000 hectares (ha) de concessões de mineração na região do Atacama, áreas-chave para fortalecer seu plano de desenvolvimento polimetálico no norte do Chile.

A empresa sediada em Vancouver está buscando consolidar um distrito de mineração para aproveitar a proximidade de sua operação de cobre em Mantoverde com seu projeto Santo Domingo e o prospecto Sierra Norte , que estão localizados em zonas mineralizadas com cobre, ouro, ferro e cobalto.

“Nosso plano é explorar e, eventualmente, descobrir um novo depósito ou satélite nessas propriedades para continuar fortalecendo o potencial mineral deste distrito de mineração de classe mundial”, disse Giancarlo Daroch, diretor de exploração latino-americana da Capstone, em um comunicado.

Como parte de sua estratégia, a Capstone concordou recentemente em formar uma joint venture com a empresa de investimentos global Orion Resource Partners para fortalecer seu apoio financeiro e impulsionar Santo Domingo e a região de Sierra Norte.

O acordo com a Enami concede um prazo de 48 meses para finalizar a opção de compra dos prospectos Florita-Pazota, Cerro Carmen e Cuprum, localizados nos municípios de Chañaral e Diego de Almagro.

As concessões de mineração cobrem 11.291 hectares, enquanto as concessões de exploração cobrem 6.800 hectares.

As empresas não informaram o valor da compra.

Se a transação for concluída, a Enami receberá royalties NSR (Net Smelter Return) aplicáveis a todos os elementos, ou seja, uma porcentagem da receita líquida da venda de produtos de mineração assim que a produção comercial começar.

Caso a opção não seja bem-sucedida, o acordo estipula que a Capstone deve fornecer gratuitamente todas as informações obtidas durante as explorações.

“Isso nos dá força para nosso plano de desenvolvimento de exploração de cinco anos, reunindo dados de interesse para promover parcerias público-privadas”, disse María Cristina Vallejos, gerente de desenvolvimento e projetos da Enami, no comunicado.

Vallejos acrescentou que a empresa estatal busca fortalecer sua colaboração com empresas privadas como parceiras estratégicas para desenvolver propriedades de mineração e gerar maiores benefícios para regiões e comunidades.

O acordo também é benéfico para a Enami, pois permitirá que ela levante capital para continuar cumprindo seu papel na promoção da mineração.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias