A Stellantis recentemente expandiu seu programa de carros por assinatura para a Fiat, depois de cerca de dois anos trabalhando com a Jeep apenas. Agora, a Fiat se junta a um rol de montadoras que oferecem seus modelos para assinatura, como Volkswagen, Nissan, Renault, BYD, Toyota, Chevrolet, GWM e Mitsubishi, além de marcas premium como BMW, Audi e Porsche.
Isso sem falar nos programas de assinatura das locadoras de automóveis. Empresas como Localiza, Unidas, Movida e várias outras também oferecem suas opções de assinatura com planos partindo de R$ 1.799 para um Fiat Mobi Trekking no plano de 48 meses com franquia mensal de 1.000 km.
Em todas, o consumidor recebe um carro zero quilômetro, emplacado, com todos os impostos pagos, seguro incluído, assistência 24 horas e revisões programadas inclusas no pacote. Na prática, basta pagar a mensalidade e abastecer. A favor, as empresas afirmam “descomplicar” o processo de obtenção de um carro novo, já que todo o processo pode ser feito online, via cartão de crédito e, com tudo aprovado, é só ir na loja buscar o carro.
O senão é que o carro não é de propriedade do usuário. Isso impede qualquer tipo de personalização, e ainda deixa o usuário preso às franquias de quilometragem do contrato. Ou seja, até mesmo quanto o carro roda é controlado pela empresa de assinatura mensalmente. É possível rodar mais, mas será cobrada uma taxa extra definida no contrato.
Na própria Fiat, um Mobi Like no plano de 36 meses sai por R$ 1.737 mensais. Na Movida, um Kwid sai a R$ 1.769 por mês também no plano de 36 meses. Os preços foram pesquisados para São Paulo capital, considerando unidades com pintura sólida.
Inclusive, há algumas diferenças de preço para o mesmo carro em relação aos programas da marca e de locadoras. Um novo Nissan Kicks Sense, custa R$ 3.239 mensais no plano de 48 meses com franquia de 1.000 km no Nissan Move, e R$ 3.609,60 na Movida, no mesmo plano. A locadora cobra o mesmo valor por um VW T-Cross Comfortline 1.0 turbo no plano de 24 meses/1000 km, que sai por R$ 3.159 na própria Volkswagen pelo programa Sign&Drive.
No entanto, a locadora Unidas oferece um VW Tera Comfort por R$ 2.649,99 mensais no plano de 36 meses/1.000 km, que custa R$ 2.999 na própria Volkswagen. Por esse valor, é possível levar a franquia de 2.500 km mensais pelo mesmo Tera na Unidas, por exemplo.
Isso mostra que não há um padrão de preços entre locadoras e montadoras. Dependendo do modelo, cada empresa pode ter uma opção melhor, havendo ainda as que montam orçamentos específicos para cada cliente. Por isso, vale pesquisar antes de fechar qualquer contrato.
Na BYD, um Dolphin Mini parte de R$ 2.955,74 no plano de 60 meses e apenas 500 quilômetros mensais. Com 1.000 km o valor sobe pouco, para R$ 3.023 mensais também no plano de cinco anos. Já o Dolphin parte de R$ 3.280 no mesmo plano inicial, mas pode chegar a custar R$ 5.400 se o plano for de 24 meses com franquia de 3 mil quilômetros mensais, por exemplo.
Entre os modelos premium, a Audi oferece atualmente apenas dois modelos no programa Signature, o sedã A4 e o SUV elétrico Q6 e-tron. Os preços partem de R$ 9.399 para o sedã e R$ 21.099 para o Q6, mas podem aumentar significativamente, principalmente se a opção for por uma unidade blindada. O valor pode chegar a R$ 38 mil mensais, caso de um Q6 blindado no plano de 12 meses e 1.000 km/mês.
A BMW oferece seus modelos por meio do programa Osten Go, com preços partindo de R$ 10.900 por mês para um X1 de entrada no plano de 24 meses/1000 km, enquanto um 320i parte de R$ 11.770 no mesmo plano.